Abertas inscrições para a Revista Sesc Arte Educação

Com a temática “Reconstruindo horizontes: arte como espaço de memória e invenção”, as inscrições para a 4ª edição da Revista Sesc Arte Educação estão abertas. Entre os dias 12 de agosto e 15 de setembro, artistas, arte-educadores, pedagogos e pessoas que atuam com experiências artísticas nas mais diferentes linguagens podem se inscrever através do formulário https://forms.office.com/r/Sh75bLb09h, anexando o template com o texto na categoria escolhida.

Durante o período, serão aceitas submissões de textos em quatro categorias, elaborados por artistas, professores de artes, pedagogos e demais licenciaturas que atuam no ensino infantil, fundamental, médio, EJA ou na educação não formal. Com limite de uma inscrição por autor, as propostas devem se enquadrar em uma das divisões: Planos de Aula ou Projetos; Relato de Experiência; Relato de Práticas Artísticas; ou Artigo.

Lançada em 2021, a Revista Sesc Arte Educação surgiu com o objetivo de ser um recurso para estudo e pesquisa, promovendo e inspirando propostas artísticas em diversas linguagens e contextos. Neste ano, além de sua versão digital, a revista também será disponibilizada em formato impresso, reforçando a intenção de compartilhar experiências, ideias e reflexões no âmbito artístico. Em 2024, o Sesc convida o público a explorar o poder transformador da cultura e a refletir sobre a passagem do tempo através das lentes da Arte.

Categorias:
– Planos de aula ou projetos: planos de aula ou projetos que evidenciem estratégias artístico-pedagógicas, metodologias e um breve apanhado da experiência através de objetivos, intencionalidades e percepções. Limite máximo: 3 páginas.
– Relato de experiência: compartilhamento de uma vivência ou interação com Arte, Cultura ou Educação, em caráter de relato ou memória descritiva breve, destacando os objetivos e resultados obtidos com a experiência em espaços formais e não-formais e sua importância na formação docente/artística do(a) proponente. Limite máximo: 3 páginas.
– Relato de práticas artísticas: partilhas de processos artísticos ou obras nas linguagens de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura (poema), música ou teatro. Neste eixo são recebidos textos de proponente individual (artista ou arte educador) ou representante de grupo, que contextualizem o processo ou obra de arte, sendo partilhadas no template em formatos de imagem para esculturas, pinturas, desenhos, fotografia; em formato de vídeo para processos coreográficos, teatrais e circenses; em texto para poemas e raps. Neste espaço o proponente também falará um pouco da trajetória enquanto artista. A ação educativa poderá ser voltada a públicos infantis e jovens, abrangendo contextos formais e não-formais de educação. Limite máximo: 3 páginas.
– Artigo: proposta criativa e reflexiva que contextualiza uma pesquisa já realizada, descrevendo um breve resumo, seguido dos objetivos e intencionalidades pretendidos, o detalhamento e metodologia envolvida e por fim aponta caminhos ou considerações sobre os referenciais que apoiam o estudo. Limite máximo: 5 páginas.

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