A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/RS) pede à comunidade que economize água para recuperar o nível dos reservatórios e normalize o abastecimento. Devido à queima do transformador de energia, o depósito da Estação de Tratamento de Água (ETA 2) secou, ocasionando a falta em quase toda a cidade. O equipamento foi substituído no início da madrugada desta segunda-feira, e alguns bairros já estão sendo abastecidos, mas é preciso aguardar que o depósito encha novamente para que a situação normalize.

Por isso, o engenheiro Marcelo Faro frisa a importância de a população colaborar, economizando água. O abastecimento se dará aos poucos ao longo dia, podendo ocorrer oscilações na pressão da água, com previsão de que se estabilize até as 23h, embora a água dos reservatórios deva chegar a um nível tranquilo somente na manhã desta terça-feira. A ETA 2 é responsável pelo abastecimento de dois terços da cidade.

Faro lembra que a situação é decorrente de dois problemas ocorrido nos últimos dias. O primeiro é o furto na noite de sexta-feira, quando criminosos derrubaram o transformador para evitar choque elétrico e furtar os cabos de cobre. Com isso, faltou energia para o funcionamento da ETA 2, localizada próxima à rótula do prédio da Antártica. A equipe de manutenção foi acionada para verificar a origem do problema e se deparou com o crime.

A Brigada Militar foi acionada, mas nesse meio tempo os criminosos fugiram antes da BM chegar. No sábado, um novo transformador foi instalado, mas queimou no domingo. O equipamento foi novamente substituído, mas como o reservatório secou, o abastecimento ficou comprometido.

Deixe seu comentário