O evento aconteceu na comunidade de Passo da Pimenta e reuniu pessoas de dentro e de fora do Movimento Tradicionalista

Com a participação de diversas pessoas e entidade do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Montenegro e região, ocorreu na tarde deste sábado, 9, o “A Rês no Rio Grande do Sul – História, folclore e prática campeira”, na comunidade Passo da Pimenta. O evento contou com uma programação repleta de atividades e com participações de renomados peões do estado, como Lourenço Nunes e Diego e Giovane Andrade.

Como parte do cronograma, aconteceu uma palestra com Ernani Nunes, de portão, renomado campeiro da região que explicou sobre a história e o folclore que envolve a criação de gado no estado com. Depois, o publicou acompanhou o manejo prático da produção como parada de rodeio, laço a campo fora, cura de terneiro e uma simulação de castração tradicional. “A oficina de vaca parada foi desenvolvida pelo 1° piá farroupilha da 15a RT, já a de história e preparo do charque, pelo 2° Guri Farroupilha da 15 a RT”, explicou Paulo Augusto Petry, um dos organizadores.

“Foi um evento muito rico em conhecimento cultural. Muita gente elogiou e vivenciou manejos que ainda não tinham visto por não serem mais tão comuns no dia a dia dos produtores da região”, disse Augusto.

De acordo com o organizador, a atividade agregou pessoas de dentro e de fora do Movimento Tradicionalista Gaúcho por abranger assuntos que interessam a qualquer um ligado à cultura e a produção rural. Além da presença de renomados peões estaduais, como Lourenço Nunes e Diego e Giovane Andrade. Para fechar as atividades, o público participou do jantar campeiro “a campo fora”.

Deixe seu comentário