É o sétimo bairro com registro de focos desde o início da fiscalização atual. Foto: Acom

Detectado o 55º foco de Aedes aegypti em Montenegro. A larva foi encontrada na Estrada Maurício Cardoso no bairro Panorama.

O Aedes é o principal transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. A prefeitura informa que a Vigilância Sanitária segue dando atenção especial aos bairros mais atingidos pelos focos, para evitar a proliferação do mosquito. É importante que todos façam a sua parte.

Confira abaixo 10 dicas de prevenção contra o Aedes:

1- Encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas.Se você não tiver colocado areia e a água acumular no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão, isso deve ser feito uma vez por semana.

2- Lavar principalmente com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes.

3- Embale para recolhimento todas as garrafas pets e de vidro vazias que não for usar. As garrafas de vidro não descartadas devem ser guardadas de boca para baixo ou em local coberto.

4- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, isso deve ser feito pelo menos uma vez por semana.

5- Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

6- Manter a caixa d”água sempre fechada com tampa adequada.

7- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogar lixo em terrenos baldios.

8- Manter bem tampados tonéis e barris de água.

9- Entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mante-los, guarde-os em local coberto.

10- Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Em caso de denúncias, a população pode entrar em contato com a Vigilância pelo telefone  (51) 3632-1113.

Deixe seu comentário