264 novos soldados se formam em Montenegro e alguns devem ficar na região

Formatura ocorreu ontem no ginásio do Sesi e novo curso deve iniciar em agosto

Não faltaram lágrimas de emoção. Com arquibancadas lotadas de familiares, padrinhos e amigos, o ginásio do Sesi, em Montenegro, foi palco na manhã de ontem, quinta-feira, 20, da cerimônia de formatura de 264 alunos do Curso Básico de Formação de Policial Militar.

Desde a marcha de entrada e no canto do hino nacional, os novos soldados não esconderam o orgulho pela escolha da carreira militar. Ao receber a boina e bracelete dos padrinhos e madrinhas, muitos não seguraram o choro pelo momento tão importante. “É uma oportunidade única para uma carreira muito boa”, diz Rafael Max Siqueira Cruz, o agora Soldado Siqueira, de 25 anos, natural da Bahia e que residia por último em Pernambuco até passar no concurso da BM e vir estudar na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) de Montenegro. “Vim tentar melhorar de vida e estou gostando bastante daqui”, completa.

Comando da Brigada promete destinar novos soldados para Montenegro e região

Primeira colocada no curso em Montenegro e segunda melhor média do Estado, Laura Beatriz Hauschild, 25 anos, de Estrela, estava entre as 33 mulheres que se formaram. “É uma honra muito grande poder representar as mulheres, que ganham mais espaço aos poucos num ambiente militar em que a grande maioria é formada por homens”, destaca.

O coordenador do curso na EsFES, tenente Fernando Pastorio, lembra que o curso iniciou em 1º de agosto do ano passado, com 1745 horas de aula, incluindo disciplinas presenciais e à distância, com orientações desde uso da força e da arma, Direito Penal, ética e cidadania, urgências e emergências, mediação de conflitos até os estágios supervisionados em que atuaram no policiamento ostensivo. “Foram três ciclos de formação. No estágio operacional a população viu os alunos pelas ruas, reforçando o policiamento”, afirma. Além do Rio Grande do Sul, cita que entre os formandos estão 80 oriundos de vinte outros Estados.

Para o major Oscar Bessi Filho, que é de Montenegro, também foi um momento especial, por ser a primeira formatura sob seu comando na EsFES. “É uma satisfação, por acompanhar a trajetória dos alunos desde o início, com a evolução e o aprimoramento técnico-profissional até estarem prontos para ir para as ruas defender a sociedade gaúcha”, afirma.
A escola de Montenegro foi a que teve maior número de formandos no Estado. De forma simultânea, na mesma manhã, ocorreram também formaturas em Porto Alegre (177 alunos), Santa Maria (120) e Osório (115), totalizando 676 novos soldados.

A soldado Hauschildt obteve a melhor nota do curso na EsFES e o PM Siqueira veio de Pernambuco

PMs para o Vale do Caí
Ainda não se tem ao certo quantos novos soldados vão ficar em Montenegro e na região para aumentar o efetivo. A definição depende do Comando Geral, levando em conta a necessidade para as regiões com maior índice de violência. E como o Vale do Caí tem baixos números de violência, a tendência é de que não tenham muitos destinados para o 5º e 27º BPM, que têm suas sedes em Montenegro e São Sebastião do Caí. Mesmo assim, a expectativa é de que pelo menos vinte novos PMs fiquem na região. A escolha pelo local em que vão atuar depende da nota na conclusão do curso.

O major Bessi ressalta que a unidade de Montenegro, que teve o maior número de formandos das quatro do Estado, recebeu melhorias em sua estrutura, como construção de refeitório, garagem para viaturas, reforma do auditório e o centro de convivência com biblioteca. “Para os alunos se prepararem de uma forma mais humana para enfrentar a criminalidade”, frisa, lembrando que a escola recebe também outros cursos de aprimoramento, como de tiro, operações especiais, entre outros.
Sobre novos cursos a serem ministrados na EsFES de Montenegro, a expectativa é que em agosto iniciem novas turmas, da segunda chamada do mesmo concurso que teve formatura ontem. E também é esperado um novo concurso para o próximo ano.

Representando o Comando Geral da Brigada e o Governo do Estado, participou da cerimônia em Montenegro o Chefe do Estado-Maior da Corporação, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira. “A escola de Montenegro é referência de formação. Os novos soldados saem prontos e qualificados para melhor atender a população, dando maior sensação de segurança aos cidadãos”, declara. O coronel Luigi confirma que está definido que em agosto uma nova turma de alunos vai iniciar o curso de soldado. Independente disso, afirma que a EsFES de Montenegro vai continuar movimentada com cursos de especialização. Quanto à destinação dos novos soldados, diz que a distribuição ocorre de forma científica, de acordo com a necessidade, baseada em critérios e índices.

“Com certeza o Vale do Caí vai receber novos soldados”, garantiu, enquanto conversava com o prefeito Gustavo Zanatta e com os comandantes do CRPO e 5º BPM, tenente-coronel Paulo Rogério dos Santos Alberti e tenente-coronel Oberdan do Amaral Silva. “O Comando Geral da Brigada está atento e certamente nos alcançará o recurso disponível”, espera o tenente-coronel Alberti.

Últimas Notícias

Destaques