RETROSPECTIVA 2023

Como em todo início de ano, para a maioria das pessoas, 2023 começou com a esperança em dias melhores. Novas vidas chegando ao mundo, conquistas a serem alcançadas, celebrações a serem realizadas, mas tudo tem dois ou mais lados e assim foi este ano. As catástrofes climáticas deixarão memórias que para sempre serão lembradas em todo o Vale do Caí, principalmente, para quem as enfrentou frente a frente. Contudo, nem só de enchentes e enxurradas o ano foi marcado. Grandes festas aconteceram, como os 150 anos de Montenegro, Expofesta de Brochier, Oktoberfest de Maratá e Citrusflor de Pareci Novo.
Ainda, fechando o ano com chave de ouro, o Natal de 2023 ficou marcado para a história da Cidade das Artes. No Esporte, foi um ano repleto de competições esportivas pela região, onde diversos atletas brilharam e equipes tradicionais de Montenegro voltaram a gritar “É campeão!”. Inclusive, neste ano, tivemos a primeira edição do evento Destaques do Esporte, que homenageou dezenas de esportistas locais que tiveram desempenho destacado ao longo dos últimos 12 meses. Confira abaixo os principais acontecimentos Vale do Caí neste ano:

JANEIRO
Dia 1º – Leite assume segundo mandato O governador do Rio Grande do Sul assumiu com promessas de “arrumar” e melhorar a Educação. Para o Governador reeleito, a Educação é a base para a construção de oportunidades ao futuro de crianças e jovens.
Dia 7 – Prefeitura instala banheiros químicos. Para garantir melhor aproveitamento dos espaços de lazer pela comunidade, a Prefeitura Municipal de Montenegro instalou banheiros químicos em locais de grande movimentação, como na beira do Rio, junto à Câmara de Vereadores, e na Praça Timbaúva, em frente ao clube Grêmio Gaúcho.
Dia 12 – Lei Municipal impede instalação de central de resíduos industriais. Vereadores de Montenegro afirmaram que a Lei nº 6.967, aprovada em novembro de 2022, impede a instalação de empresas como a Proamb no município. O regramento foi criado atendendo apelo da comunidade de Pesqueiro, diante da tentativa da empresa trazer uma central de resíduos industriais ao local. Essa hipótese ganhou vida novamente no início de 2023 porque a Proamb encaminhou pedido de liberação junto a Fundação Ambiental (Fepam).
Dia 14 – 69 policiais militares concluíram o Curso Técnico em Segurança Pública em Montenegro. Com isso, eles tornaram-se aptos à promoção para 2º sargento da Brigada Militar.
Dia 16 – Camila Carolina de Oliveira tem mandato de vereadora cassado. Em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Montenegro, Camila Carolina de Oliveira (Republicanos) teve o mandato como vereadora cassado. Foram 9 votos favoráveis a punição da ex-vereadora.Após o anúncio da cassação, tomou posse o suplente Cristian Souza.

Ex-vereadora Camila Carolina de Oliveira

Dia 17- Rótulas são inauguradas
Montenegro viveu um dia histórico com a inauguração de uma das obras mais reivindicadas pela população nos últimos 40 anos. Depois de inúmeras manifestações, reuniões, abaixo-assinado, acidentes com feridos e mortes, o trecho da RSC-287 no bairro Santo Antônio ganhou uma travessia com mais segurança.

A inauguração das rótulas foi celebrada por muitos moradores

Dia 19 – A ex-esposa do 1º tenente Glaiton da Silva Contreira e o seu filho foram condenados pela morte do bombeiro. Contreira, que foi comandante do Corpo de Bombeiros de Montenegro, foi assassinado em 2020, em Sapiranga.
Dia 23 – O vereador Augusto Silveira Kappes, de Pareci Novo, sofreu um grave acidente em que chegou a ficar desacordado. Ele capotou e caiu no barrando da ERS-124 com seu Ford Ka.
Dia 23 – Reunião com prefeitos da região discute um plano de ação em busca da conclusão do traçado original da Transcitrus, que engloba obras em Brochier, Maratá e São José do Sul.
Dia 25 – O Governo do Estado reconhece situação de emergência em Brochier por conta da seca.
Dia 25 – Proamb: comunidade faz ato público pelo plebiscito. Um grupo de montenegrinos, em especial moradores da comunidade de Pesqueiro, realizou ato contra a instalação da empresa Proamb. Reunidos na praça Rui Barbosa, exigiam o cumprimento da Lei Municipal que impõe realização de plebiscito no caso da vinda de empresas com alto potencial poluidor.
Dia 27 – O falecimento da técnica em Enfermagem do Samu, Márcia Regina Biehl, de 45 anos, foi motivo de investigação policial. Ela chegou a ser socorrida, mas faleceu ao chegar desacordada ao Hospital. O companheiro informou ter tirado ela da janela, onde estaria dependurada por um cinto. Ele teve a prisão temporária decretada no dia 1º de fevereiro.
Dia 28 – Octeto feminino da equipe Well Runners, de Montenegro, subiu no pódio da tradicional Travessia Torres-Tramandaí (TTT) com a 5ª colocação geral da prova.
Dia 30 – Montenegro contabiliza quase 100 focos de Aedes aegypti em janeiro. A Vigilância em Saúde de Montenegro contabilizou 98 amostras positivas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, nos bairros do município.
Dia 31 – A prefeita de Maratá, Gisele Adriana Schneider, assinou decreto que declarou situação de emergência no Município por conta da estiagem.

FEVEREIRO
Dia 2 – Procissão marca o dia de Nossa Senhora dos Navegantes. A imagem da santa foi conduzida de barco ao encontro do público que a aguardava na beira do Rio Caí.
Dia 8 – São José do Sul é mais um Município da região a decretar situação de emergência por causa da seca.
Dia 9 – Nos pênaltis, Peludos conquistou o título da Copa Verão Jornal Ibiá 40 Anos, no Cantegril. Na decisão, a equipe superou o Amigos do Coroa. O duelo foi transmitido ao vivo nas redes sociais do Ibiá.
Dia 10 – Tamandaré FC (categoria Intermunicipal) e Agropecuária Maratá (Municipal) se sagraram campeões da 19ª Copa Sicredi – L.F. de Oliveira de Futebol de Areia de Maratá.
Dia 14 – A Secretaria Municipal de Educação entregou kit de robótica para escolas da rede municipal, com o objetivo de introduzir o desenvolvimento integrado e interdisciplinar de ciências, tecnologias, artes e matemática no currículo escolar da cidade.
Dia 14 – Montenegro retoma mutirão de cirurgias de Hérnia e de Vesícula.
Dia 16 – Emenda federal irá destinar R$ 300 mil para Rua Coberta em Montenegro, através de emenda impositiva.
Dia 22 – Reformada, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacó Pedro Calsing foi entregue para a comunidade de São José do Sul.
Dia 22 – Um montenegrino estava entre os 215 trabalhadores resgatados em trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Não foi informado o seu nome e idade.
Dia 25 – Temporal atinge a região causando destelhamentos e deixa centenas de clientes sem luz por dias em São José do Sul, Brochier e Maratá.

MARÇO
Dia 2 – Montenegro tem liberação para instalar 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a antecipação de liberação da faixa de 3,5 GHz para instalação do 5G em 347 cidades brasileiras. Desta lista, 33 municípios são gaúchos e dentre eles, estão Montenegro, Triunfo, São Sebastião do Caí e Capela de Santana.

Dia 2 – Montenegro é destaque na geração de empregos. A maioria dos municípios do Vale do Caí tiveram mais contratações do que demissões nos empregos formais em 2022. O saldo positivo foi de 1.838 vagas, contabilizando as vinte cidades integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Caí (Amvarc). E Montenegro, a maior cidade da região, foi a que mais se destacou novamente, sendo a que mais contribuiu para o bom desempenho regional.
Dia 4 – Uma enxurrada causa estragos em Maratá, Brochier e São José do Sul. Houve alagamentos, deslizamentos e algumas residências também foram invadidas pelas águas de arroios que transbordaram.

Praça de Linha Pinheiro Machado, no interior de Brochier, ficou destruída pela enxurrada do dia 4. Foto: Arq./Jornal Ibiá

Dia 7 – Secretaria da Saúde retoma atendimentos com neuropediatra. Os atendimentos haviam sido suspensos no final de 2022, devido ao pedido de afastamento da médica que atuava na Secretaria.
Dia 8 – A Paróquia São Miguel de Maratá completou 100 anos de existência. A data foi celebrada com novena e festa.
Dia 8 – Expulsos do Bar levantou a taça da Copa JB Manutenção de Futebol Sete, o torneio de verão do Grêmio Gaúcho, ao superar o Real Promorar na grande final.
Dia 8 – Anunciado o desaparecimento de Marluce Fonseca. Moradora de Montenegro, ela havia viajado a São Paulo e perdeu o contato com familiares e amigos. O corpo dela foi encontrado dias depois, no Instituto Médico Legal de São Paulo.
Dia 9 – Montenegro tem primeiro caso de dengue confirmado em 2023. A confirmação se deu numa pessoa que morava no Centro da cidade e que está internada em estado estável e recebendo o devido tratamento. O último caso positivo para dengue em Montenegro havia sido registrado em agosto de 2022.
Dia 16 – Prefeitura homenageia 40 anos do Ibiá. O prefeito Gustavo Zanatta e o vice, Cristiano Braatz, estiveram na sede do Jornal Ibiá para felicitar a equipe e a direção pelos 40 anos de atuação em Montenegro e região. Eles entregaram às diretoras do jornal, Mara Rúbia Flores e Maria Luiza Szulczewski, flores e um certificado, reconhecendo a importância do Ibiá para a comunicação na cidade nas últimas quatro décadas.

As diretoras do Ibiá, Lica e Mara, receberam a homenagem do Executivo Municipal

Dia 17 – A Brigada Militar prendeu um homem de 25 anos, no centro de Triunfo por apologia ao Nazismo. O acusado transitava em uma bicicleta com uma bandeira com a suástica nazista, bem como uma estrela gamada de ferro.
Dia 18 – Escolhida a nova corte de soberanas de Maratá. Samanta Dahmer foi coroada rainha. Cindy Kirsten e Dienefer Marques foram escolhidas como princesas.

Novas soberanas representaram a cidade e ajudaram a divulgar a 17ª Oktoberfest de Maratá, que ocorreu em outubro. Foto: Arquivo/Jornal Ibiá

MARÇO
Dia 19 – Brique da Estação completa 13 anos com edição comemorativa. Tradicionalmente o projeto acontece no primeiro e terceiro domingo de cada mês, na Estação da Cultura.
Dia 20 – Alunos de robótica do Sesi conquista 8º lugar entre 42 equipes. A equipe de robótica do Sesi de Montenegro, nomeada Mont #9305, esteve em Brasília participando do Festival Sesi de Robótica em duas categorias: FLL (First Lego League) e FRC (First Robotic Competition).
Dia 20 – Pareci Novo e Maratá celebram 31 anos de histórias. A data foi festejada ao longo do mês em ambos os Municípios.
Dia 21 – A Guarda Municipal de Montenegro passa a mediar o tráfego de veículos em frente às escolas da rede municipal. O projeto “Escola Mais Segura” funciona desde o começo do ano letivo.
Dia 22 – A jovem Marina Endres Santos, de apenas 17 anos, foi convocada para defender a Seleção Gaúcha de Vôlei Sub-18, após seu desempenho destacado no Bluvolei, de Blumenau-SC.
Dia 24 – Troca de tiros na Estrada do Morro Montenegro resulta em mais de 30 disparos efetuados contra a Brigada Militar. O fato ocorreu após os policiais atenderem uma ocorrência de desentendimento entre vizinhos no local.
Dia 30 – Aconteceu a reconstituição de um dos casos de maior repercussão em Montenegro. A morte do jovem Marcelo Júnior dos Santos Teixeira, o “Marcelinho”, de 18 anos, ocorrida em janeiro de 2021, no Santo Antônio. Ele foi atingido com um tiro quando estava na carona de uma moto Honda CG 150 Fan. Foram reproduzidas cinco versões, com base nas declarações do condutor da moto, testemunha e dos policiais que efetuaram a barreira policial.

Abril
Dia 1º – Antônio Israel Machado Borges, de 75 anos, e sua esposa, Jochebed de Alencar Borges, 73, faleceram após acidente de trânsito na Via II.
Dia 11 – HM Regional mudou a marca e amplia número de municípios atendidos. Com aval do Ministério da Saúde e, através de convênio firmado com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí (CIS/Caí), o HM amplia de 14 para 30 o número de cidades que podem ter seus pacientes encaminhados para atendimentos.
Dia 11 – Brochier celebra seus 35 anos de emancipação. Data foi celebrada com a realização da 14ª Expofesta, que teve como destaque o show da dupla sertaneja de Maiara a Maraisa.

Maiara e Maraísa animaram o público da Expofesta em show no dia 16 de abril de 2023. Foto: Arquivo/Jornal Ibiá

Dia 14 – 1º Festival de Música Instrumental de Montenegro premia vencedores. O Festival organizado pela Fundarte teve a última etapa com apresentações dos seis finalistas e de duas menções honrosas. Foram 188 participantes de 34 cidades do Rio Grande do Sul.
Dia 16 – São José do Sul comemora seus 27 anos de emancipação política. Festejos duraram uma semana e contaram com atividades diversas, como carreteada, caminhada e feira do livro.
Dia 20 – Reportagem no Jornal Ibiá relatou a revitalização do Seminário Jesuíta São José, em Pareci Novo.

Seminário Jesuíta São José passou pela primeira fase de sua revitalização. Foto: Arquivo/Jornal Ibiá

Dia 20 – 264 alunos do Curso Básico de Formação de Policial Militar na EsFES de Montenegro. Foi a maior formatura do Estado.
Dia 24 – Gabriel é o primeiro montenegrino Peão Estadual. Gabriel Azeredo de Mello conquistou o terceiro lugar no 34º Entrevero Cultural de Peões do Estado.
Dia 26 – Dom Carlos Romulo foi eleito secretário do Regional Sul 3. Dom Cleonir Dalbosco, bispo de Bagé, eleito vice-presidente e Dom Carlos Romulo, bispo de Montenegro, é o novo secretário. O processo eletivo escolheu individualmente cada um dos três bispos para estarem à frente da Igreja Gaúcha nos próximos quatro anos.
Dia 27 – Auxílio para internet beneficiou 11 agricultores. Produtores rurais, de seis diferentes localidades, já têm acesso qualificado à internet. Eles se beneficiaram da Lei 6.943, através da qual o Município disponibiliza um valor em dinheiro para cobrir as despesas com a instalação.
Dia 28 – Câmara de Montenegro aprova o projeto da correção das divisas com Triunfo. Foi autorizado por 7 votos o encaminhamento da correção dos limites territoriais com município de Triunfo.
Dia 30 – Conselho de Meio Ambiente discute irregularidades em seu funcionamento.Foi convocada uma reunião extraordinária para tratar da situação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). O encontro ocorreu de forma online, na quarta-feira passada, 26 de abril, devido à denúncia de que o Conselho estaria funcionando de forma irregular.

maio
Dia 3 – Cinco torcedores do Internacional, que seriam moradores de Montenegro, foram presos, acusados de agredirem torcedores do Nacional, do Uruguai, pouco antes da partida envolvendo os dois clubes, pela Copa Libertadores da América.
Dia 4 – 152 anos da Paróquia São João Batista, uma história construída em comunidade. Uma semana antes de Montenegro celebrar seu sesquicentenário, a Paróquia São João Batista completou 152 anos de existência.
Dia 8 – Jota Quest canta a nostalgia de 25 anos. O primeiro final de semana da Festa 150 Anos de Montenegro terminou com o “groove” da banda Jota Quest. O quinteto mineiro revisitou 25 anos de carreira, embalando um público de, aproximadamente, 12.000 pessoas no Parque Centenário.

Banda colocou os montenegrinos para pular com seus sons clássicos

Dia 12 – Sociedade Cultural Beneficente Pinheiro Machado, de Linha Pinheiro Machado, no interior de Brochier, completou 50 anos de história.
Dia 13 – Parque Centenário é palco de grande noite de reggae. Dando seguimento à comemoração dos 150 anos de Montenegro, Chimarruts e Maskavo embalaram uma multidão.
Dia 13 – 30 mil pessoas no embalo do “Didi-didi-didi-ê”. A cidade que comemora 150 anos convidou a banda Raça Negra para juntar aqui sua festa de 40 anos de carreira, embalando um público estimado em 30.000 pessoas.
Dia 17 – Representantes da região apresentam, em Brasília, à Bancada Gaúcha no Congresso o projeto da Transcitrus em busca de verbas para finalizar o traçado original da rodovia que liga o Vale do Caí ao Vale do Taquari.
Dia 29 – Filme montenegrino recebe reconhecimento mundial. O curta-metragem independente “C**** de P***”, com direção de Luís Felipe Fernandes, “Lulu”, representa o Brasil em mostra de cinema na Europa.

junho
Dia 7 – Orquestra Montenegro celebra os 50 anos da Fundarte. O público lotou o Teatro Therezinha Petry Cardona para acompanhar o concerto que teve a participação especial de três solistas convidados que tiveram passagens marcantes pela Fundarte. Na Harpa, Leandro Petry Cardona; no piano, Adriana Bozzetto e Hugo Pilger no violoncelo.
Dia 10 – Ellite levantou a taça do campeonato de futebol sete do primeiro semestre do Grêmio Gaúcho, ao vencer o Amigos do Tione em uma final emocionante.
Dia 15 – Previsões anunciaram segundo semestre do ano de chuvas intensas na região. O evento El Niño provocou a ocorrência de precipitações regulares, com altos volumes acumulados.
Dia 16 – Um ciclone extratropical atinge a região, deixando um rastro de destruição. Em Brochier, o Arroio Brochier saiu do leito e invadiu casas e comércios do Centro e no interior. Em Maratá, chamou atenção os danos sofridos pelo Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves. Todas as salas foram invadidas pelas águas do arroio Maratá, deixando um rastro de lama, destruição e muitos prejuízos. Em São José do Sul, muitas estradas ficaram bloqueadas por conta dos danos causados pelo ciclone extratropical. As situações mais graves ocorreram na estrada Linha Lerner e no Morro IBGE, onde o asfalto cedeu e tornou a passagem pelo local perigosa. Em Pareci Novo, o maior prejuízo foi causado pela cheia do Rio Caí. Diversas áreas do Município ficaram abaixo de água. Na área central, além de residências e comércios, o estádio municipal e a Praça dos Imigrantes foram inundados.

Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves foi duramente atingido em função do ciclone extratropical. Foto: Arquivo Pessoal

Dia 16 – Montenegro: ruas bloqueadas e abertura da Safra cancelada. Os efeitos do ciclone extratropical ainda são registrados em Montenegro, com ruas bloqueadas e o evento Abertura da Safra de Citros cancelado.
Dia 17 – Montenegro decreta situação de emergência e de calamidade pública. O decreto número 9.254 declarou situação de emergência e de calamidade pública em Montenegro nas áreas afetadas por inundações. A decisão levou em conta os estragos causados pela inundação decorrente das fortes chuvas que atingiram a região.
Dia 18 – Montenegro sediou etapa da Copa Prime de Jiu-Jítsu. Mais de 750 atletas participaram da 6ª etapa da competição, no ginásio do Sesi.
Dia 21 – Coordenador da Defesa Civil pede para sair. Carlos Ferrão, pediu exoneração do cargo. Ele pediu desculpas à população, especialmente pelo vídeo que divulgou anteriormente, no qual previu que a intensidade da cheia seria uma “lâmina d’água”.
Dia 22 – A baderna na Pracinha dos Ferroviários voltou a ser notícia. A Brigada Militar e a Guarda Municipal prometeram mais patrulhamento no local.
Dia 23 – Montenegrino Rodrigo Barreto fechou o Campeonato Brasileiro de Ciclismo como o 12° melhor do país na prova de contrarrelógio, na categoria Elite. A competição ocorreu em Cascavel, no Paraná.
Dia 26 – Clóvis Pereira assume a Defesa Civil. Ele era guarda municipal, concursado para a Prefeitura em 2016; com experiência de comando da Defesa Civil em Estância Velha, por cinco anos; e em Sapucaia do Sul, por sete anos. Ele substituiu Carlos Ferrão.
Dia 27 – Volta do Morro é área de risco para deslizamentos. A informação é a de que toda a área da face voltada para o bairro Industrial (porção Sul), incluindo a vila Bela Vista, é de “Risco Alto”. Todavia, com possibilidade muito menor de ocorrer um deslizamento de terras com proporções trágicas, a exemplo das catástrofes ocorridas em outros estados.
Dia 29 – Com aumento de 7,08% na população, Montenegro ainda é a maior. Dados do Censo Demográfico, divulgados pelo IBGE, em 2022 a população do Vale do Caí, somada a de Triunfo, atingiu a marca de 243.386 habitantes. Entre os municípios que compõem essa região, Montenegro, Portão e Triunfo seguem com as maiores populações.

julho
Dia 1º – Em Maratá, é constituída oficialmente a Cooperativa de Trabalho Crescer. A entidade tem trabalho voltado para a educação inclusiva.
Dia 2 – Juventude de Brochier conquistou o título da 2ª Copa Integração de Futebol, ao superar o Gaúcho de Macega na decisão.
Dia 3 – Uma nota nas redes sociais foi a única manifestação da OASE, entidade mantenedora do HM Regional, sobre a mudança na direção da instituição. Carlos Batista da Silveira deixou o cargo de diretor após 11 anos.
Dia 4 – Governo Federal, através da Defesa Civil Nacional, aprovou repasse de R$ 227 mil para Montenegro cobrir prejuízos causados pela enchente de junho.
Dia 6 – Com o título “Depois da estiagem, a chuva em excesso”, reportagem do Ibiá já alertava para os efeitos das chuvas prolongadas, com citros caindo do pé, hortaliças morrendo no canteiro e morangos atacados por fungos que proliferam na umidade. Depois disso, aconteceram ainda duas grandes enchentes; e o tema das perdas na agricultura foi tema de reunião em Pareci Novo no dia 5 de novembro.
Dia 6 – moradores das comunidades entre Montenegro e Capela de Santana – Segredo, Paquete e Pareci Velho – começaram mobilização para alterar o local do futuro pedágio na ERS-240. Ele veio para perto “das pontes”, isso depois de suposto erro de divulgação de que seria exatamente junto à ponte sobre o Rio Caí (na antiga fábrica da Antarctica) na saída de Montenegro. Foi definido ainda o sistema de Free Flow, de cobrança automática e sem parada, em fevereiro.
Dia 7 – Harmonia se sagrou campeão da Copa Transcitrus Sicredi de Futsal. Na final desta edição, a equipe venceu Paverama.
Dia 7 – Foi confirmada a ex-veradora Josi Paz na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Montenegro.
Dia 8 – Os irmãos Pietro Dessotti, 22, e Lorenzo Dessotti, 21, morreram em acidente na ERS-122. Eles se deslocavam para São Vendelino, onde se apresentariam com a orquestra do município no lançamento do Kerbfest.
Dia 9 – Uma força-tarefa coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e composta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou operação que resultou no resgate de nove trabalhadores que estavam em condições análogas às de escravo. A operação aconteceu em quatro cidades, incluindo também Triunfo, onde nove trabalhadores foram resgatados.
Dia 9 – Moradora do bairro Aeroclube, Edna Cristina Renner, 30 anos, deu a luz ao pequeno Davi dentro de um carro, em frente ao HM Regional. Ela entrou em trabalho de parto e na pôde esperar o Samu. A ajuda veio da vizinha Juciele Paz.
Dia 13 – reunião online entre representantes da Prefeitura de Montenegro e Receita Estadual discutiu a dívida do Projeto Cura. A ideia era resolver sem precisar buscar a Justiça, que será a última alternativa. Em valor atualizado em 30 de junho deste ano, a dívida é de R$ 91.304.925,26.
Dia 13 – A segunda enchente em menos de 30 dias assolava o Vale do Caí, resultado de mais um ciclone extratropical que passou pelo Rio Grande do Sul entre 12 e 14 do mês. Desta vez, a Defesa Civil de Montenegro realizou uma operação preventiva, com avisos a respeito da possibilidade eminente de inundações.
Dia 15 – trânsito prejudicado no trecho urbano da RSC-287 devido abertura de uma cratera no canteiro central. O ponto está dentro da obra das rotatórias. O problema retornou no dia 28.
Dia 19 – Um casal de idosos foi esmagado pelo elevador de uma clínica, em Montenegro. Erineu Alves de Souza, de 92 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu. Sua esposa, Alsira Guilherme de Jesus de Souza, 83, seguiu internada em estado grave, até setembro, quando foi a óbito.
Dia 22 – Amigos do Coroa conquistou o título inédito da Série A do Campeonato de Futebol Sete do Cantegril, no primeiro semestre, ao superar o Jamaicanos na grande final.
Dia 25 – inicia entrega de cartões do Programa Recomeçar, com valor de R$ 1.000,00 para 593 famílias de baixa renda atingidas pela enchente de junho.
Dia 26 – A Defesa Civil de Montenegro acompanhou com atenção a chegada de mais um ciclone extratropical à região Sul.
Dia 27 – A secretaria de Obras Públicas de Montenegro analisava o projeto habitacional para construção de 31 residências em dois condomínios horizontais, nos bairros Aeroclube e Estação. As novas moradias reduziriam em 1,5% uma demanda de 3.000 famílias carentes. Mas a intenção de ocupar a área de lazer na rua Benjamin Alves Barreto gera protesto dos moradores do Aeroclube (Prolub).
Dia 29 – Em apenas duas horas de fiscalização, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou 75 motoristas desrespeitando o limite de velocidade na BR-386, entre Montenegro e Nova Santa Rita. Um motociclista foi flagrado transitando a 168km/h.
Dia 29 – No ginásio do Sesi, as equipes Chelsea (Força Livre) e Alcalinas (Feminino) levantaram a taça do Campeonato Municipal Sicredi de Futsal de Montenegro desta temporada.

Agosto
Dia 10 – Pela terceira vez em menos de um mês se abriu a cratera na RSC-287, entre as rótulas (quilômetro 2), causando transtorno. Uma inspeção constatou rompimento da galeria subterrânea.
Dia 12 – Em seu ano de estreia no Campeonato Gaúcho de Futsal, o Bela Vista enfrentou a tradicionalíssima ACBF, pela Copa RS. Em Montenegro, as duas equipes protagonizaram um duelo histórico, em que o time de Carlos Barbosa venceu por 9 a 3.

Bela Vista recebeu a multicampeã ACBF em agosto, pela Copa RS de Futsal.

Dia 14 – Anunciado o fechamento de oito, das 12 travessias da Via II, além de instalação de rótula, sinaleira e ciclovia. Também foi fechado o canteiro central no trecho que permitia a travessia junto ao cruzamento com as ruas Amauri Daudt Lampert (Rua do Fórum) e Barcelona.
Dia 17 – Foi publicada cobertura de uma das visitas guiadas realizadas ao Seminário São José, em Pareci Novo, em razão do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Além da visitação interna, o passeio incluía a Fazenda Dom Oscar, que também mantém parte da história de Pareci Novo, e o Morro dos Padres.
Dia 18 – Pesqueiro conquistou o título do Campeonato Municipal de Bocha de Montenegro. Na decisão, a equipe da localidade do interior do município superou a Abamf A para ficar com o troféu.
Dia 18 – Um idoso foi largado pelo próprio filho na calçada, em frente à casa do outro filho. O senhor de 76 anos foi encaminhado para um asilo. Filhos e nora viraram réus por por abandono e exposição de pessoa idosa com perigo a sua integridade.
Dia 20 – Jovens promessas nascidas no Vale do Caí, Bruno Cheron e Jefinho Forneck foram campeões do Campeonato Gaúcho Sub-20 com o Grêmio. Na final do estadual, o tricolor não deu chances para o Juventude.
Dia 21 – A equipe de robótica Mont Foxy, da Escola Sesi de Ensino Médio em Montenegro, foi destaque na categoria Design da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2023.
Dia 23 – Com seu desempenho na seletiva disputada no município, o montenegrino Fábio Berg garantiu vaga para disputar o Campeonato Mundial de Pingue-Pongue, que acontece no México, em janeiro de 2024.
Dia 24 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na BR-386, um homem que transportava quase onze quilos de cocaína escondida dentro do painel de um carro. A estimativa é de que o valor da droga apreendida chegue a mais de um milhão de reais.
Dia 26 – Inaugurada a Praça Inclusiva, no Parque Centenário de Montenegro, primeira do tipo no Rio Grande do Sul. A iniciativa é resultado do programa “Avançar no Turismo RS”, do Governo do Estado. Infelizmente, em dezembro o Ibiá noticiou vandalismo ou mau uso que estragaram alguns brinquedos.
Dia 29 – Gestão Municipal recebeu nota A em Ranking do Tesouro Nacional – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) – com dados referentes a 2022, Montenegro ocupa a 230ª posição entre 5.568 municípios brasileiros.

Setembro
Dia 1º – São escolhidas as novas soberanas de São José do Sul. Foram coroadas a rainha Samara Vieira Hudson e as princesas Érica Cristina Flores Dahmer a Fabiola Christ Bauer.

Novas soberanas de São José do Sul irão trabalhar na divulgação da 2ª Gutes Fest, que acontece em abril de 2024. Foto: Arquivo/Jornal Ibiá

Dia 1º – A primeira edição da ExpoFavela RS aconteceu em Porto Alegre. Montenegro esteve presente com as mulheres do Núcleo Maria Maria e do projeto Mãos que Alimentam, além da gurizada do Notas da Quebrada.
Dia 4 – A Defesa Civil de Montenegro alertava para aumento do nível do Rio Caí e o risco da terceira enchente no ano, que se confirmou no dia 5. A situação, combinada com as fortes chuvas, fez com que o município não tivesse Desfile Cívico das Escolas no Sete de Setembro. A Feira do Livro também foi transferida, para novembro.
Dia 4 – Montenegro assina aditivo contratual com a Corsan/ Aegea até 2062, adequando a prestação de serviços ao Marco Legal do Saneamento Básico. O município terá aporte de investimentos para universalização dos serviços de água e tratamento de esgoto até 2033, obrigação municipal definida por lei.
Dia 7 – Leonardo Nunes Calsing, 32, morreu na localidade de Bananal, em Pareci Novo, Ele ajudava no recolhimento de doações do município para atingidos pela enchente no Vale do Taquari.
Dia 11 – Vinte apenados do Instituto Penal de Montenegro, além de quatro servidores do Município, auxiliaram na limpeza em Muçum, uma das cidades mais afetadas pelas inundações do rio Taquari.
Dia 28 – Foi aprovado na Câmara de Montenegro o projeto “IPTU Verde”. O objetivo é estimular os cidadãos adotarem medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, mediante benefício tributário ao contribuinte, recebendo em troca desconto de até 10% no Imposto.
Dia 28 – O Centro de Referência da Mulher (CRM) Florescer, de Montenegro, criou Grupo de Apoio a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.
Dia 29 – Tem início a 8ª Citrusflor, que seguiu até o dia 8 de outubro. A festa foi marcada pela decoração que encheu os olhos dos visitantes e pelo show com a dupla sertaneja Diego e Victor Hugo.

Dupla Diego e Victor Hugo foi grande atração da 8ª Citrusflor. Foto: Arquivo/Jornal Ibiá

OUTUBRO
Dia 1º – Aconteceu eleição dos conselheiros tutelares em todo o território nacional. Na região, o pleito ocorreu de forma tranquila, e 6.360 eleitores foram às urnas em Montenegro, Brochier, Maratá, Pareci Novo e São José do Sul.
Dia 5 – Montenegro foi contemplado com R$ 100 mil do programa RS Qualificação. Os recursos são pra elaboração de projetos de qualificação e capacitação profissional.
Dia 6 – Começa a 17ª edição da Oktoberfest de Maratá. Foram oito dias de festa com muito chopp e mais de 20 mil pessoas passando pelo Parque Municipal da Oktoberfest.
Dia 6 – Equipe Montenegro B se sagrou campeã do 1° Campeonato Intermunicipal de Vôlei Misto. Na decisão, disputada no ginásio Domingão, a equipe montenegrina superou o Portão B, por 2 sets a 0.
Dia 8 – Novo alerta de enchente. A Cota de Inundação foi atingida as 4h15min daquele domingo. O segundo alerta do mês foi emitido dia 12, atingindo cota de inundação no dia 13.
Dia 13 – A Justiça condenou a ex-funcionária de uma creche particular de São Sebastião do Caí pelo crime de tortura praticado contra um bebê de um ano de idade. A ré foi condenada a dois anos e seis meses de prisão em regime fechado. O crime ocorreu em janeiro de 2018.
Dia 17 – Montenegro; Pareci Novo e São José do Sul têm instalação de armadilhas para identificar presença e contaminação da cigarra vetor da doença Greening nos citros. O Plano de Monitoramento é do Departamento de Defesa Vegetal (DDV) do Estado.
Dia 17 – O montenegrino Rafael Peres Koch, 34, foi um dos destaques no Hathor- Festival Internacional de Danças Árabes, que aconteceu em Curitiba. O dançarino conquistou o segundo lugar na categoria Solo Livre.
Dia 17 – A Bancada Gaúcha no Congresso inclui entre seus projetos prioritários para destinação de verbas em 2024 a conclusão do traçado original da Transcitrus. O objetivo é concluir obras que englobam 3,7 quilômetros de estrada em Brochier, 300 metros de via e o alargamento de uma ponte em São José do Sul e outros 400 metros de estrada em Maratá.
Dia 19 – O avicultor montenegrino Magnus Daniel Pilger foi destaque estadual na 12º Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica e 7º Workshop de Pós-graduação de 2023, na área de Desenvolvimento Rural com o “Projeto Viradeira Compacta”.
Dia 20 – O montenegrino Henry Adriel Rodrigues Moura, escritor, poeta e MC, representou a Região Sul na categoria Slãm na Festa Literária das Periferias (Flup), no Rio de Janeiro.
De 18 a 21 – Foi realizada a 8ª edição da ExpoACI, exposição realizada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro e Pareci Novo. Um público de 19.000 pessoas passou pelo Colégio Sinodal Progresso, crescimento de 35% em relação ao ano anterior.
Dia 21 – Divulgada programação de “Um Sonho Encantado de Natal”, promoção da Idealize Produções. A cerimônia marcou o encerramento da ExpoAci, parceira na celebração.
Dia 23 – Foi assinado contrato para finalizar a construção da praça pública de Santos Reis, interior de Montenegro, paralisada desde maio após a vencedora da primeira licitação abandonar.
Dia 26 – Após quase 10 anos, produtores agroecológicos de toda a região se reuniram em Brochier para a realização do VII Seminário de Agroecologia do Vale do Caí. O evento destacou a importância de uma produção sustentável e sem agrotóxicos e dos benefícios dela para a saúde.
Dia 31 – Mês fecha com a notícia de que Montenegro é a 34º lugar no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), entre os 674 municípios brasileiros com população até 100.000. No grupo das cidades gaúchas de mesmo porte, Montenegro ocupa a 6ª posição de “bom lugar para envelhecer”.

NOVEMBRO
Dia 1º – vereadores aprovaram repasse de terreno do Município para a Cooperativa Estação Reciclar. No imóvel, com 5.296 m², será construída a sede, entre as Ruas dos Lírios, Rosas e Artemisias.
Dia 6 – Houve grande debate em torno das mudanças no Fundo de Assistência à Saúde de Montenegro (FAS). Segundo a Administração, as modificações visavam atender a exigências legais e garantir a adequação à Constituição Federal. Dias depois, o projeto foi retirado de votação na Câmara dos Vereadores, para onde havia sido encaminhado sem o aval do Conselho do FAS.
Dia 6 – Em audiência pública, foi apresentada proposta de Plano de Mobilidade Urbana para Montenegro. Donos de lojas se manifestaram contrários ao fim ou restrição dos espaços de estacionamento em ruas do Centro.
Dia 7 – reportagem do Ibiá trouxe a recorrente cobrança de moradores por segurança na travessia da RSC-287, no trecho entre os bairros Santo Antônio e Panorama. A concessionária CSG jogou a construção de passarelas para 2027.
Dia 9 – Reportagem do Ibiá revela a preocupação dos agricultores com a safra de melancia. Devido ao excesso de chuva, alguns já estavam no quarto plantio, ainda rezando para o sol firmar. Depois disso ainda houve episódios de chuva e uma grande enchente.
De 14 a 17 – aconteceu na Praça Rui Barbosa a 21ª Feira do Livro de Montenegro e 16ª Feira do Livro do Vale do Caí.
Dia 17, 18 e 19 – A região foi assolada pela segunda maior enchente na história de Montenegro. As fortes chuvas iniciaram na noite de sexta-feira, e na manhã de sábado o nível do Rio Caí chegou a 6,27 metros acima do normal. O ápice foi na madrugada do domingo, sendo que a cidade amanheceu estupefata. As águas chegaram a locais onde nunca haviam estado, interrompendo a passagem na rua Bruno de Andrade “Volta do Morro” e pela ERS-240 no Pareci Velho. Ao meio-dia alcançou a incrível marca de 9,01 metros em Montenegro, alcançado a quadra da Praça Ru Barbosa, e ficando atrás apenas da cheia de 1941.

2ª maior enchente na história foi em 2023

Dia 18 – Gurizada do G.E. Municipal fez história ao conquistar o título da Taça das Favelas RS, que teve sua primeira edição este ano. Na final, a equipe montenegrina superou o River da Estalagem, de Viamão, nos pênaltis. Com o título, a equipe de Montenegro foi a base da Seleção Gaúcha, que disputou a etapa nacional da Taça em dezembro, no estado de São Paulo.

Gurizada do G.E. Municipal fez história ao conquistar o título da etapa estadual da Taça das Favelas. Foto: arquivo pessoal

Dia 19 – Jovem piloto João Gabriel Wovst, o Bolachinha, sagrou-se campeão do Campeonato Gaúcho de Velocross. A etapa decisiva aconteceu na cidade de Alegrete. Duas semanas depois, Bolachinha conquistou o título do Sul Brasileiro de MotoCross, em Santa Helena, no Paraná.
Dia 19 – A cidade de Pareci Novo é atingida por uma cheia histórica. Mais de 300 residências foram invadidas pelas águas do Rio Caí. Estima-se que o rio atingiu o nível de 16 metros, altura nunca antes atingida. A enchente causou prejuízos em diversas comunidades.

Nível da água surpreendeu moradores de Pareci e atingiu lugares nunca antes afetados. Foto: arquivo pessoal

Dia 24 – O prefeito Gustavo Zanatta assinou o contrato de reforma e recuperação do Teatro Roberto Atayde Cardona. As melhorias estão orçadas em R$ 1.224.515,13 e o prazo de execução é de seis meses. O espaço está fechado desde 2016.
Dia 24 – Montenegrino Isaac Lima conquistou o tricampeonato mundial de jiu-jítsu, em São Paulo. O lutador da academia Pinto BJJ venceu a disputa por peso na categoria Máster 6.
Dia 26 – Mauro Alexandre Schneider, 48, morreu em acidente em Estância Velha. Ele era bastante conhecido em Montenegro e região, já que costumava se apresentar em diversas cidades. “Maureti”, como também era conhecido, morou em Montenegro por vários anos e foi um dos fundadores da banda Roleta Russa.
Dia 28 – A maior enchente registrada em mais de 80 anos trouxe calamidade aos montenegrinos. A quantidade de móveis, colchões e outros materiais destruídos ultrapassaram as 350 cargas de caminhão retiradas dos bairros alagados. A Defesa Civil realizou 1.235 resgates, através de um esforço coordenado entre Prefeitura, Bombeiros e voluntários. Só no ginásio Domingos dos Santos, 265 pessoas foram acolhidas. A enchente atingiu pelo menos 2.700 moradias.

DEZEMBRO
Dia 5 – Morreu o político Dario Afonso Colling, aos 80 anos. Uma liderança do MDB no Vale, foi secretário municipal em Montenegro e vice-prefeito em Harmonia.
Dia 5 – Mais dois apicultores tiveram mortandade de abelhas em Montenegro, possivelmente devido ao mau uso do formicida Fipronil. O caso foi parar em Comissão Especial da Assembleia Legislativa, e a reportagem do Ibiá foi anexada aos documentos; e depois levado ainda ao Ministério da Agricultura.
Dia 6 – A Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) de Montenegro recebeu 138 novos alunos-soldados para o início do Curso Básico de Formação Policial Militar.
Dia 7 – No mês de Luta Mundial Contra a Aids, dados da Vigilância Epidemiológica revelaram que Montenegro teve, até então, seis óbitos por Aids; além de 51 notificações de casos entre HIV e AIDS.
Dia 7 – Em eleição com chapa única, os vereadores de Montenegro elegeram Valdeci Alves de Castro (Republicanos) como presidente; vice Sérgio Souza (PSB); Juarez Vieira da Silva (PTB) como 1º secretário e Ana Paula Machado (PTB) como 2ª secretária.
Dia 9 – Município inaugurou a quadra pública de futebol society no Parque Centenário.
Dia 9 – Expulsos do Bar venceu o Falência FC por 2 a 0 e garantiu o título da Série Ouro da Spaten Cup, o campeonato de futebol sete do Grêmio Gaúcho do segundo semestre.
Dia 10 – Santos (categoria Força Livre) e América (Veterano) se sagraram campeões do Campeonato Municipal Sicredi de Futebol de Montenegro.
Dia 10 – Em torno de 200 moradores de Capela de Santana realizaram manifestação pela isenção no pedágio da CSG. O pórtico, no quilômetro 30, entre as localidades de Paquete e Segredo, deverá iniciar a cobrança em fevereiro.

Moradores da região querem isenção

Dia 11 – O Jornal Ibiá, em parceria com a Prefeitura de Montenegro, promoveu uma cerimônia para homenagear os destaques do esporte de 2023. No Clube Grêmio Gaúcho, 50 esportistas locais foram premiados.

Destaques do Esporte 2023 foram homenageados em cerimônia promovida pelo Jornal Ibiá em parceria com a Prefeitura Municipal

Dia 12 – Faleceu o médico Luiz Carlos Arndt Bolze, aos 74 anos, devido a complicações cardíacas. Bolze foi o primeiro traumatologista a estabelecer-se em Montenegro, no ano de 1975, tornando-se uma figura pioneira na área.
Dia 12 – Em reunião do Grupo de Trabalho pela Retomada da Transcitrus é anunciado que a Bancada Gaúcha no Congresso destinou R$ 11,4 milhões para obras na rodovia. O valor está dividido em duas rubricas. Uma, de R$ 6,4 milhões, é impositiva. E a outra, de R$ 5 milhões, dependerá de articulação política para ser liberada.
Dia 13 – A Prefeitura de Montenegro iniciou os atendimentos do Programa Recomeçar II, destinado às pessoas atingidas pela enchente histórica de novembro, que serão contempladas com R$ 1.500,00.
Dia 14 – Montenegro assina convênio com o Estado no programa RS Qualificação. Através dele serão ofertados cursos gratuitos para capacitação e formação profissional. O valor deve se repassado até este dia 29 de dezembro, com contrapartidas da prefeitura, e as turmas estão previsto para o primeiro trimestre de 2024.
Dia 15 – O Concerto da Orquestra Montenegro/ Fundarte abriu a programação do primeiro Sonho Encantado de Natal. Na noite do dia 16 aconteceu o primeiro dos desfiles temáticos, como artistas locais e grande produção.
Dia 16 – 21 de Julho derrotou o Peludos na grande final da Copa Sicredi de Futebol Sete e conquistou seu nono título na primeira divisão do campeonato do Cantegril.
Dia 18 – O promotor Paulo Eduardo de Almeida Vieira, natural de Bom Jesus, assumiu no Ministério Público do município. Com 54 anos de idade, será responsável pela área criminal.

Últimas Notícias

Destaques