segundo dados da Defesa Civil de Montenegro, divulgados pela Acom da Prefeitura Municipal de Montenegro nesta manhã de sexta-feira, dia 29, nas últimas 12 horas o Rio Caí baixou 17 centímetros. Conforme medição do órgão, estava em 6m43cm, ainda dentro da Cota de Inundação, mas não traria mais riscos à população. A medição do sistema CPRM/ Sace aponta estabilização na régua junto ao Passo Montenegro (Baixio), em 6m41cm as 6h30min desta manhã, mesma altura registrada as 6h15min e com recuo de 2cm em uma hora.
De acordo com a Defesa Civil, a tendência é continuar baixando. Seu coordenador, Clóvis Pereira, garante continuidade na vigilância, ainda que reitere que o risco de nova elevação é mínimo. Quem teve de faltar ao trabalho por causa de alagamentos pode pegar atestado na sede da Defesa Civil, no Parque Centenário. É preciso levar comprovante de endereço, confirmando que a pessoa realmente reside em área de cheia. O setor fará as emissoes entre 8h e 14h.
Em relação à cidade vizinha de São Senastião do Caí, neste episódio de fortes chuvas no Rio Grande do Sul a medição feita pelo CPRM/ Sace nunca colocou aquela comunidade em Cota de Inundação. Em seu boletim das 7 horas desta sexta-feira, o nível na Barca do Caí era de 8m65cm, establizado desta as 6h45min, após recuo lento durante a madrugada.