De acordo com a nova regra, cidades da R08 não podem seguir com atividades presenciais nas escolas

Com o acréscimo de uma região Covid em relação a última semana, o mapa definitivo do Distanciamento Controlado da 29ª rodada divulgado na tarde desta segunda-feira, 23, trouxe oito regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) e 13 em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). Segundo o governo do Estado, desde a 28ª rodada, o Rio Grande do Sul vem percebendo aumento nas hospitalizações por Covid-19 e nas internações em leitos de UTI, o que justifica o retorno de um grande número de regiões em vermelho. A Região 08 – que engloba Montenegro e municípios da região – permanece pela segunda semana seguida com a classificação de bandeira vermelha, e com isso os municípios terão algumas limitações.

A R08 não entrou com pedido de reconsideração nesse final de semana, então permanece com a sua classificação preliminar. Já os pedidos de reconsideração das regiões Covid de Santa Maria, Guaíba, Caxias do Sul, Porto Alegre e Lajeado foram acatados pelo Gabinete de Crise. Por isso, permanecem em bandeira laranja nesta semana. As bandeiras da 29ª semana são válidas até as 23h59 de segunda-feira, 30.

De acordo com dados do governo Estadual, a Região 08 teve 90 internações em leitos clínicos de casos confirmados no acumulado desta semana, quando nos sete dias anteriores foram 58 pacientes. A ocupação de leitos de UTI por conta da Covid-19 também subiu: eram 37 e agora são 42 pessoas exigindo cuidados intensivos.

Apesar da bandeira vermelha, a região adota desde o início os protocolos do modelo de cogestão, no qual as regiões Covid podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados; mas, no mínimo iguais à bandeira anterior. Assim, os municípios da região podem seguir os protocolos da bandeira laranja.

Com o município de Canoas como referência, a R08 integra 18 cidades ao todo, e possui 14 municípios que adotam os protocolos regionais. Dentre eles está Montenegro, Brochier, Maratá e Pareci Novo.

Montenegro e municípios da região devem interromper as atividades presenciais nas escolas

Conforme regra definida na 28ª rodada pelo Gabinete de Crise, a abertura das escolas e a manutenção das atividades presenciais nos colégios deve ser interrompida na Região 08. Isso porque a R08 está na sua segunda semana consecutiva na bandeira vermelha. Agora as escolas privadas e públicas deverão interromper as aulas que já estavam ocorrendo ou adiar o retorno, caso ainda não estivessem recebendo alunos de forma presencial.

Vale ressaltar que eventos só podem ocorrer em municípios que autorizarem e que estão no processo de retomada escolar. A condição foi estabelecida como forma de elencar uma prioridade na retomada de atividades.

Deixe seu comentário