Mapa preliminar mostra 16 regiões classificadas com alto risco epidemiológico, inclusive a Região 08. Foto: Divulgação/Governo do Estado

O mapa preliminar da 15ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado – criado para auxiliar a frear o avanço da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul – divulgado nesta sexta-feira, dia 14, traz 16 regiões classificadas com alto risco epidemiológico de Covid-19, recebendo bandeira vermelha. Entre elas está a Região 08 (R08), da qual Montenegro e cidades da região fazem parte. Outras cinco regiões ficaram com risco médio, ou seja, são classificados como bandeira laranja. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira, dia 17.

Agora, as associações regionais terão duas alternativas caso não concordem com a classificação preliminar. Além dos pedidos de reconsideração, em vigor desde a sétima rodada, as regiões Covid que quiserem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior poderão elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica. Tal alternativa já foi colocada em prática por alguns Municípios da R08 durante essa semana, apesar de impasse com o Estado.

Os documentos para adoção de protocolos menos restritivos devem ser encaminhados para o Gabinete de Crise exclusivamente via formulário eletrônico, com no mínimo 48 horas de antecedência do início da vigência de seu plano. Já o pedido de reconsideração à classificação da bandeira, que pode ser feito via associação regional ou pelo próprio Município, também deverá ser encaminhado exclusivamente por meio de formulário eletrônico, com o prazo máximo de 36 horas após a divulgação do mapa preliminar – ou seja, até as 6h de domingo, dia 16.

De acordo com o Governo do Estado, a adoção de protocolos alternativos não mudará as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise. Assim, as regiões poderão adotar protocolos mais brandos se desejarem, mas continuaram aparecendo no mapa com a cor na qual foram elencados. A vigência das bandeiras da 15ª rodada começa à 0h de terça-feira, dia 18, e se encerra às 23h59min de segunda-feira, dia 24.

Deixe seu comentário