Três idosos morrem após surto de Covid-19 em ILPI de Montenegro

A Prefeitura de Montenegro confirmou que três idosos morreram após um surto de Covid-19 em um Lar de Idosos do Município. As três vítimas são mulheres e os óbitos foram registrados na mesma instituição, que não teve o nome divulgado pela Administração Municipal. A primeira idosa faleceu no dia 29 de dezembro de 2020, a segunda vítima no dia 4 de janeiro de 2021 e a terceira idosa morreu no dia 24 de janeiro, aos 78 anos de idade.

A Secretaria Municipal de Saúde tem conhecimento da situação e, de acordo com o Executivo, todas as medidas já foram tomadas para que a situação esteja sob controle. Inclusive, a Prefeitura informa que, no momento, não há nenhum paciente com teste positivo para Covid-19 nessa Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI). Todos os pacientes do local foram vacinados contra o novo coronavírus.

A Administração frisa que um surto de Covid-19 ocorreu no dia 29 de dezembro e os pacientes ficaram em isolamento. Apesar disso, houve o óbito no dia 4 de janeiro. A morte da paciente do dia 24 deste mês, segundo a Prefeitura de Montenegro, não tem relação com o surto. “Não existe surto, são casos isolados e estão totalmente controlados. Eles (idosos) recebem um acompanhamento especial, os pacientes que ficaram no entorno e conviveram com o paciente contaminado são isolados por um tempo”, salientou a Prefeitura, através da Assessoria de Comunicação. “Existe um cuidado. E como todos já foram vacinados essa semana, a chance de ocorrer outro óbito em ILPI diminui bastante.”

No boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES) do dia 30 de dezembro de 2020 já constava uma morte após surto em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) em Montenegro. O caso já era investigado. No dia 6 de janeiro deste ano, novo boletim contabilizou a segunda morte. Já no dia 14 de janeiro, outro, este detalhado, foi divulgado pela SES apontando que, na instituição, além dos dois óbitos, 132 pessoas tinham sido expostas ao vírus e 21 contraíram a a doença. Nessa quinta-feira, 28, novo boletim contabilizou o terceiro óbito e mais quatro positivados no mesmo local.

A SES ainda aponta o surto como ativo. Ela considera “surto” quando há, pelo menos, dois casos sintomáticos confirmados para a Covid-19 no local numa diferença de até sete dias do aparecimento dos sintomas entre um e outro.

Últimas Notícias

Destaques