O novo mapa preliminar do Distanciamento Controlado foi anunciado por volta das 19h dessa sexta-feira, 19, apresentando medidas severas para conter o avanço da Covid-19. Foram 11 regiões colocadas na bandeira preta, entre elas, a Região Covid 08, da qual fazem parte Montenegro, Pareci Novo, Maratá, etc. As outras 10 regiões estão na bandeira vermelha.

Em uma live transmitida nas redes sociais do Estado, o Governador Eduardo Leite anunciou, ainda, outras medidas importantes como, a proibição de atividades das 22h às 5h em todo o Estado. Um decreto deverá ser editado amanhã, 20, com esta medida, que valerá até 1º de março. Também foi destacado que escolas e universidades, estando em região de bandeira preta, não retornem às aulas.

“A educação é algo importante que nós prezamos e nós defendemos a volta às aulas. Mas na situação crítica que estamos observando, especialmente nestas regiões, fica suspensa a atividade escolar presencial”, destacou o governador.

Haverá na segunda-feira uma reunião do Executivo estadual com representantes da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), na qual será discutida a possibilidade de ser suspenso o sistema de cogestão, pelo qual as prefeituras de cada região podem chegar a um acordo e adotar protocolos da bandeira imediatamente anterior.

Além da Região 08, Canoas, as que também entraram na bandeira preta são: Caxias do Sul, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Lajeado. Até então, o RS só havia tido duas rodadas com bandeira preta: na 32ª semana (de 15 a 21 de dezembro), com duas regiões, e a última, na 35ª rodada (de 5 a 11 de janeiro), com uma bandeira preta. Assim como nas demais semanas, o Mapa do Distanciamento Controlado ainda será confirmado na segunda-feira, 22, após período de recursos.

DESTAQUES

• número de internados em UTI por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentou 20,3% no Estado entre as duas últimas quintas-feiras (977 para 1.175);

• número de internados em leitos clínicos com Covid-19 no RS disparou 44,2% entre as duas últimas quintas-feiras (1.137 para 1.639);

• número de internados em leitos de UTI com Covid aumentou 18,7% entre as duas últimas quintas-feiras (833 para 989);

• número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid reduziu 26,4% entre as duas últimas quintas-feiras (de 641 para 472);

• número de casos ativos reduziu 1,17% entre as últimas semanas consideradas (de 18.599 para 18.381);

• número de registros de óbito por Covid ficou estável entre as duas últimas quintas-feiras (de 363 para 365).

Deixe seu comentário