Em vídeo publicado nas redes sociais, nesta sexta-feira, 4, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que toda a população gaúcha acima de 18 anos deve estar vacinada com a primeira dose até o dia 30 de setembro. O calendário de vacinação, segundo ele, foi criado com base na estimativa de entrega das doses pelo Ministério da Saúde.
Conforme estimativas da Secretaria Estadual da Saúde, seria possível, em setembro, avançar na vacinação da faixa etária de 18 a 29 anos com a primeira dose, fechando essa etapa no Estado. Até dezembro, a previsão é completar o esquema vacinal do grupo prioritário, com a aplicação da segunda dose em todos que têm direito.
O governador destacou a boa notícia. “Temos, sim, a perspectiva de poder vacinar toda a população adulta do RS até o final do mês de setembro com a primeira dose. O RS é o Estado que mais vacina sua população. Estamos sempre no topo do ranking e somos o Estado que tem maior percentual da população com as duas doses da vacina. Essa é uma corrida em que todos ganham, e no Rio Grande do Sul, vamos continuar trabalhando para proteger sempre a nossa população”, enfatiza Leite.
De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o governo tem expectativa de que o Ministério da Saúde seja regular no envio das remessas e cumpra o calendário anunciado. “Estamos mobilizados para continuar na distribuição ágil de todas as remessas, e os municípios seguem comprometidos de que não podemos deixar doses paradas nos postos, dinâmica que nos permite estar sempre no topo do ranking da vacinação no país. É fundamental que possamos cumprir esse cronograma para protegermos a população”, afirma Arita Bergmann.
Confira o cronograma:
De acordo com o cronograma do governo do Estado, em junho a estimativa é que sejam vacinados 100% do grupo de maior vulnerabilidade, 100% dos trabalhadores da educação e os adultos entre 50 e 59 anos recebam a 1ª dose. Em julho está previsto a 1ª dose para adultos entre 40 e 49 anos. Já em agosto a primeira dose será para adultos entre 30 e 39 anos.
As pessoas entre 18 e 29 anos estão previstas para receber a primeira dose em setembro.Nos meses de outubro, novembro e dezembro, o governo pretende concluir a vacinação com a segunda dose aos imunizados com a primeira dose nos meses de julho, agosto e setembro.