Mais mulheres na política!

As eleições municipais de 2024 marcaram mais um importante capítulo na história da nossa democracia, trazendo à tona um movimento que vem ganhando força a cada pleito: a participação feminina na política. Em um cenário historicamente masculino, nós, mulheres, temos ocupado com cada vez mais determinação, o espaço que nos pertence, sem tirar o lugar de ninguém.

Como mãe, mulher, esposa e deputada estadual, tenho visto e sentido de perto as barreiras que enfrentamos ao ingressar na política. Ainda assim, tenho testemunhado conquistas significativas que merecem ser celebradas. Como a desta eleição, quando vimos um número crescente de candidaturas femininas disputando cargos no Legislativo e no Executivo.

Ao longo da minha trajetória, sempre acreditei no poder transformador da presença feminina nos espaços de decisão. Estamos mostrando que as mulheres podem, sim, trabalhar lado a lado com os homens. Afinal, a política, quando feita por mulheres, tende a ser mais comprometida com todos os cidadãos.

Movimentos como o da Mulher Progressista Gaúcha foram fundamentais nesse cenário, promovendo eventos e debates que destacaram a importância de fortalecer a participação feminina, não apenas como uma estratégia eleitoral, mas como um verdadeiro pilar de transformação social. Neste ano, o Progressistas aumentou em mais de 19% o número de mulheres eleitas em comparação com 2020, o que reflete um avanço na direção de uma maior representatividade feminina. Mas essa luta não se restringe a um só partido ou ideologia; é um movimento por justiça e equidade.

Além da conquista de novas cadeiras, a reeleição de várias mulheres que já ocupavam cargos no Executivo e Legislativo é algo a ser comemorado. O sucesso dessas candidatas reflete não apenas a confiança do eleitorado em seu trabalho, mas também o reconhecimento de que suas gestões trouxeram avanços significativos para suas comunidades.

Nós provamos que a presença feminina na política não é uma tendência passageira, mas uma realidade consolidada, que tem um efeito multiplicador. Quando mulheres veem outras mulheres em posições de liderança, elas se sentem motivadas a trilhar o mesmo caminho. A cada mandato conquistado, novas barreiras são superadas, inspirando futuras gerações de líderes femininas a ocuparem seu espaço.

E, se o ano de 2024 nos trouxe uma lição, é que a voz das mulheres está cada vez mais forte e sua contribuição para o nosso futuro é indispensável!

Últimas Notícias

Destaques