Procissão foi organizada por um grupo de casais jovens que se mobilizou para realizar a atividade. Foto: divulgação Catedral São João Batista

Atividade será transmitida nas redes sociais da Catedral São João Batista nesta sexta-feira

A tradicional procissão de Via Sacra realizada pela Catedral São João Batista será diferente este ano: ela acontecerá de forma virtual. A atividade está sendo preparada por um grupo de jovens casais e será transmitida ao vivo através da página do Facebook da Catedral e também na do Jornal Ibiá a partir das 19h desta sexta-feira, 2.

Todos os fiéis poderão acompanhar diretamente de suas casas. “É um momento muito especial e, desde as Igrejas domésticas, as famílias podem preparar um pequeno altar para viver em comunidade a Paixão de Cristo”, destaca o padre Diego Knecht.

João Vitor Santos é dos fiéis que participarão da atividade. Para ele a iniciativa é importante por pelo menos dois fatores. “Primeiro que é uma vontade e uma iniciativa de leigos que sentiram a necessidade de não deixar passar em branco mais um ano. Outro aspecto é justamente essa mística da Sexta-Feira Santa, que será possível de ser acompanhada de dentro de nossas casas”, destaca.

A ideia de realizar a procissão de forma virtual surgiu após uma reunião de vídeochamada entre a fiel Mirian Cardoso e o marido, Leandro Oliveira, com o padre Diego Knecht. “No ano passado muitos cristãos no mundo todo não puderam celebrar junto a suas comunidades esse tempo tão importante, que é a Páscoa. Então nós resolvemos conversar com o padre e sugerimos de fazermos essa Via Sacra de forma virtual esse ano”, conta Mirian.

A procissão que lembra a Paixão de Cristo é uma tradição na Paróquia, mas, devido a pandemia, no ano passado não pode ser realizada. A ideia é que as 14 estações que vão desde a condenação de Jesus até quando é posto no sepulcro sejam reconstituídas através de leituras de orações por cada um dos cinco casais envolvidos.

A dinâmica será a seguinte: através do formato de live, o padre Diego iniciará as orações a partir da Catedral, contando com equipe de músicos. A cada estação, um casal entra de sua casa e recorda em detalhes o que se deu nessa estação. Depois, convida todos os espectadores a se unirem em oração e a seguir para a próxima estação, assim sucessivamente ao longo das 14. Ao final, inicia-se a vigília silenciosa em que cada um pode se recolher com sua família para esse momento de muita oração e introspecção.

Também na Sexta-feira Santa, ás 20h, será transmitida nas redes sociais da Catedral uma encenação da Via Sacra produzida pelo grupo de teatro Renascença, de Montenegro.

Deixe seu comentário