Sabemos agradecer?

Somos convidados a meditar um evangelho bastante significativo para os nossos tempos de polarização. O Evangelho deste 28º Domingo do Tempo Comum (Lc 17,11-19) nos ensina a agradecer os benefícios recebidos de Deus. A “lepra” que rouba a vida a esses “dez” homens que a leitura de hoje nos apresenta representa o infortúnio que atinge a totalidade da humanidade e que gera exclusão, marginalidade, opressão, injustiça. É a condição de uma humanidade marcada pelo sofrimento, pela miséria, pelo afastamento de Deus e dos irmãos, que aqui nos é pintada… Lucas garante, no entanto, que Deus tem um projeto de salvação para todos os homens, sem exceção; e que é em Jesus e através de Jesus que esse projeto atinge todos os que se sentem “leprosos” e os faz encontrar a vida plena, a reintegração total na família de Deus e na comunidade humana.

É preciso ter uma resposta de gratidão e de adesão à proposta de salvação que Deus faz. Atenção: muitas vezes são aqueles que parecem mais fora da órbita de Deus que primeiro reconhecem o seu dom, que o acolhem e que aderem à proposta de vida nova que lhes é feita. Às vezes, aqueles que lidam diariamente com o mundo do sagrado estão demasiado cheios de auto-suficiência e de orgulho para acolherem com humildade e simplicidade os dons de Deus, para manifestarem gratidão e para aceitarem ser transformados pela graça… Convém pensar na atitude que, dia a dia, eu assumo diante de Deus: se é uma atitude de auto-suficiência, ou se é uma atitude de adesão humilde e de gratidão.

Como lidamos com aqueles que a sociedade de hoje considera “leprosos” e que, muitas vezes, se encontram numa situação de exclusão e de marginalidade (os sem abrigo, os drogados, os deficientes, os doentes terminais, os idosos abandonados em lares, os analfabetos, os que vivem abaixo do limiar da pobreza, os que não têm celular nem internet, os que não vestem de acordo com a moda, os que não pactuam com certos valores politicamente corretos, os que não consomem produtos “light” e não têm uma silhueta moderna, os que não frequentam as festas sociais nem aparecem nos programas televisivos de sucesso…): com desprezo, com indiferença, com medo de ficar contaminados ou como testemunhas da bondade e do amor de Deus?

Curiosamente, os dez “leprosos” não são curados imediatamente por Jesus, mas a “lepra” desaparece “no caminho”, quando iam mostrar-se aos sacerdotes. Isto sugere que a ação libertadora de Jesus não é uma ação mágica, caída repentinamente do céu, mas um processo progressivo o “caminho” define, neste contexto, a caminhada cristã, no qual o crente vai descobrindo e interiorizando os valores de Jesus, até à adesão plena às suas propostas e à efetiva transformação do coração. Assim, a nossa “cura” não é um momento mágico que acontece quando somos batizados, ou fazemos a primeira comunhão ou nos crismamos; mas é uma caminhada progressiva, durante a qual descobrimos Cristo e nascemos para a vida nova.
É preciso ser um samaritano, a vir até Jesus após a sua cura, para ter um ato de reconhecimento. Sim, ele reconhece que Deus o curou pois ele glorifica-O, enquanto Jesus reconhecerá que a sua fé o salvou. Ele é salvo precisamente porque reconhece Aquele que o salva.
Pe. Diego Knecht

PROGRAMAÇÃO
07.10.2022 – Sexta-feira
15h – Adoração e missa do Apostolado da Oração na Catedral
16h – terço na Com Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h30 – Missa na Catedral
08.10.2022 – Sábado
10h – Missa Explicada Catedral
15h30 – Missa Festiva na Com. Nª Sra. do Rosário
15h30 – Missa na Com. Espírito Santo
17h – Missa na Catedral c/ benção às gestantes
18h30 – Casamento na Com. Nª Sra. dos Navegantes
19h – casamento na Com. São José do Maratá
19h – Missa na Com. Santo Alberto Magno
20h – Oktoberfest no Salão paroquial
09.10.2022 – Domingo
07h – Missa na Catedral
8h30 – Missa na Com. Santos Reis
9h – Missa na Catedral **
10h – Missa Festiva na Com. Nª Srª. Aparecida
10h – Missa na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
14h – Retiro dos Crismandos – 2ª etapa
18h – Missa na Catedral
10.10.2022 – Segunda-feira
20h –Terço na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Grupo de Oração na Com. Santo Antônio
11.10.2022 – Terça-feira
14h – atendimento da Cáritas
14h – Pastoral da Saúde
18h30 – Missa na Catedral com benção da Saúde
12.10.2022 – Quarta-feira – Feriado Nª Sra. Aparecida
10h – Missa Com. Nª Sra. Aparecida
18h30 – Missa na Catedral
20h – Grupo de Oração Catedral
13.10.2022 – Quinta-feira
14h – atendimento da Cáritas
14h – Pastoral da Saúde
18h30 – Missa na Catedral
18h30 – Terçona Com. Nª Sra. do Rosário

** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

Últimas Notícias

Destaques