No próximo domingo, no Evangelho, iniciaremos a leitura do “Sermão da Montanha” (Mt 5,1-7,29), os ensinamentos de Jesus conforme retratados pelo evangelista Mateus. Esta parte fundamental do ensinamento de Jesus, vamos ler todos os domingos antes de começar o tempo da Quaresma. E, portanto, é importante refletir sobre o significado geral contida na referida coleção de máximas e frases de Jesus no início de sua pregação, como o resumo programático de toda a mensagem cristã.
Para o exegeta, Joachim Jeremias, “O Sermão da Montanha não é lei, mas evangelho. Porque esta é a distinção entre os dois: a lei coloca o homem perante suas próprias forças e pede-lhe para usá-los ao máximo; o Evangelho coloca o homem perante o dom de Deus e pede-lhe para tornar-se presente verdadeiramente indescritível na fundação de sua vida.”.
Isto significa que o “Sermão do Montanha”, encabeçado pela solene proclamação das Bem-aventuranças não é um código legal, nem uma lista de regras morais: é, em vez disso, o anúncio jubiloso das condições que tornam possível o monitoramento do caminho do Reino de Deus, puxado por Jesus.
No Evangelho (Mt 5, 1-12ª) Jesus indica as Bem-aventuranças. O conjunto, composto de oito bem-aventuranças, tem como chave de interpretação a primeira e a oitava: o Reino dos Céus é prometido aos pobres e aos perseguidos por causa da justiça. É importante notar que o que é declarado beato são as pessoas e não as situações. A observação é importante porque significa que as bem-aventuranças não validam ou consagram situações sociológicas de injustiça e dor, mas elogiam as pessoas que realizam uma tarefa dolorosa ou que tenham feito uma escolha dolorosa.
As bem-aventuranças são a nova realidade daqueles que escolheram Cristo. Seguir Jesus é seguir contramão da sociedade narcisista e consumista. São as bem-aventuranças que você vai encontrar em sua vida depois de dar um sim a Cristo.
Seguir Jesus é um estilo de vida! Deus abençoe você!
Pe. Diego Knecht e Pe. Augusto Schneider
PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA
SÃO JOÃO BATISTA
27.01.2017– Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral
28.01.2017- Sábado
12h- Galeto no pavilhão da Capela Na. Sra Aparecida;obs: somente para levar / 17h- Missa na Catedral
29.01.2017- Domingo
07h- Missa na Catedral / 09h- Missa na Catedral com batizados / 19h- Missa na Catedral
31.01.2017 – Terça-feira
18h30- Missa na Catedral com Benção da Saúde
01.02.2017- Quarta-feira
18h30- Missa na Catedral / 20h – Encontro de oração da R.C.C.
02.02.2017– Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral / 20h- 3ª Noite do Tríduo na Capela Na. Sra dos Navegantes, Celebrante: Pe. Carlos Roberto Vicente
03.02.2017– Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral com benção de São Brás