Já há alguns domingos, a liturgia da Palavra vem nos colocando diante do programa de vida de Jesus, apresentado pelo conhecido “sermão da Montanha”. Neste, vemos Jesus educando os discípulos para uma nova realidade, na qual Ele espera algo de diferente dos seus seguidores.
Por dois domingos, acompanhamos o contraponto entre a lei do mundo, que apresenta a lei do talião, enquanto que Jesus mostra a lei do amor, gratuito e pleno para com os irmãos, especialmente nas relações entre os humanos. Seguir o comum, diz Jesus, é fazer o que até os pagãos fazem, portanto, não há nada de extraordinário e especial no cristianismo.
Neste domingo, o 8º do tempo comum, somos confrontados com uma realidade muito atual, o confiar-se totalmente na graça de Deus, sem nos ocuparmos demasiadamente com as realidades mundanas. Sabemos que diariamente vivemos a tentação de preocupações externas, como a comida, bebida, roupas, enquanto que Jesus vai dizer que a única coisa de fato importante é buscar o Reino de Deus e a sua justiça.
Tudo isso passa por uma certeza, de que somos filhos amados por Deus. Crer num Deus que é apresentado como Pai é, muitas vezes, a dificuldade que temos, pois O colocamos apenas como que ao nosso dispor, como nos convém, sem nos darmos conta de que fomos criados por Ele e sustentados pela sua graça.
Assim sendo, o convite desse fim de semana é a recordação da nossa condição como filhos e filhas de Deus. Como discípulos, precisamos aprender isso a cada dia, pois senão nos tornaremos autocentrados, ou seja, vivemos como se tudo dependesse tão somente de nós. Pior disso tudo ainda é o fato de acharmos que as realidades humanas mudarão nosso futuro, especialmente que possamos comprar a vida eterna com os aspectos mundanos.
Desse modo, que aprendamos sempre mais a confiar no poder imensurável desse Deus que é Pai. Ele que nos amou desde as origens e continua a nos amar até os confins do universo. Participar desse amor é a condição de vida e de vida em plenitude para todos nós.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco
Programação:
23/02 – 19h – missa na associação do bairro Municipal
24/02 – 16h – missa na Casa de Amparo Mão de Deus
20h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Muda Boi
25/02 – 17h – missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
20h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Assentamento
26/02 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva c/ batizados
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
10h – missa na comunidade Menino Jesus de Praga – Trilhos
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
01/03 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo c/ imposição das cinzas
20h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube c/ cinzas
20h30 – reunião dos catequistas de 1ª eucaristia – igreja matriz