Ao iniciarmos um novo tempo litúrgico na Igreja, somos novamente instigados a rever nossa fé e a caminhada que fazemos como cristãos, seja na vida comunitária ou na sociedade. Eis o tempo favorável, assim que nos convida a Quaresma para nos colocarmos diante da graça divina, a qual chama à conversão.
Existe uma tendência e a tentação de reduzirmos a conversão, a mudança de mentalidade e de atitudes, a retiros, encontros, sensações e experiências “mágicas”, quando na verdade é um caminho que deve ser traçado com empenho, dedicação, amor e muita fé. A vida humana é uma constante transformação, pois requer uma configuração permanente ao projeto de Deus, o qual nada mais é que uma proposta de amor a toda humanidade.
Os quarenta dias em que nos preparamos para a Páscoa, são marcados pela abertura plena à escuta da Palavra, na qual nos são narrados textos, recordações e é feita a memória dos grandes feitos de Deus no passado, que todavia continuam acontecendo e atualizando a ação divina na história do povo que respeita o Senhor.
Assim sendo, é preciso ter o cuidado para não reduzirmos a conversão ao periodo quaresmal, mas este deve ser um convite mais intenso, onde percebemos que a misericórdia de Deus se apresenta plena ao ser humano, o qual não pode ficar distante desse amor que invade a vida e a história dos homens. Fechar-se à misericórdia, é fechar-se ao próprio Deus, pois como diz o Papa Francisco, o nome de Deus é misericórdia.
Esta mesma se oferece a nós todos para que a experimentemos. Contudo, não poderá se encerrar em nós mesmos, mas deverá se espandir aos demais corações, que são marcados pelo ódio, a inveja, o egoísmo e, sobretudo, aqueles que já não acreditam mais na possibilidade de serem amados por Deus, que é Pai e amor sem medidas.
Desse modo, deixemo-nos amar por Deus. Sintamos o profundo e afetuoso abraço do Pai. Ele quer nos convidar a novas relações, não mais marcadas pela vingança e a separação, mas à comunhão profunda como irmãos. Somos pecadores, eis uma grande verdade que tanto nos maltrata e machuca, mas igualmente somos amados e amadas, que é a grande boa-nova que Jesus veio trazer a todos nós, com sua vida de bondade e amor para com o povo.
Frutuosa e abençoada quaresma a todo povo, eis o tempo favorável!
Pe. Ricardo Nienov – Pároco
Programação:
02/03 – 19h – missa na associação do bairro 05 de maio
03/03 – 14h – início da adoração ao santíssimo na igreja matriz
18h – via-sacra e após missa
19h – reunião da pastoral do dízimo no salão paroquial
04/03 – 15h30 – missa na comunidade Três santos Mártires – Passo da Amora
16h30 – encontro dos jovens no salão paroquial
17h – missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
05/03 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube c/ reinicio da catequese
10h – missa na comunidade N. Sra. da Glória – Germano Henke c/ reinício da catequese
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo c/ reinício da catequese 2ª etapa
06/03 – 14h – encontro e reunião da pastoral da saúde
18h45 – preparação para a liturgia do fim de semana
19h30 – catequese com adultos no centro catequético
07/03 – 15h – encontro das zeladoras de capelinhas
19h – missa na comunidade Sagrado Coração – Tanac
08/03 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo