Com Maria, navegamos!

A caminhada do ser humano, pelas estradas da vida, é motivada e acompanhada por pessoas que são modelares e inspirações para a vivência da fé. Há os santos, mártires e tantos outros, os quais são autênticas testemunhas do seguimento a Jesus, configurando sua vida à vida do mestre.

Dessa dimensão simples e confiante da fé, surgiram e continuam aparecendo inúmeras devoções nas diferentes culturas, comunidades e povos. Entre as manifestações populares da fé, a maioria delas está ligada à imagem de Maria, Nossa Senhora, mãe de Deus e mãe da humanidade. Em variadas situações e momentos da história, ela é tida e colocada como aquela que intercede, protege, cuida e acompanha, como mãe, a vida de seus filhos e filhas.

O povo que habita a beira dos rios geralmente devota a Mãe pela figura de “Nossa Senhora dos Navegantes”. Remonta à Idade Média essa confiança, quando das grandes navegações dos portugueses e espanhois indo à Palestina, especialmente, para cuidar dos lugares sagrados. Na perigosa travessia em alto-mar, invocaram a intercessão de Maria, que acabou sendo conhecida como “Nossa Senhora dos Navegantes”. Porém, não podemos reduzir tal devoção aos que enfrentam viagens marítimas, mas a vida de todos nós é uma grande travessia “à outra margem”, como tantas vezes Jesus convidava seus discípulos.
A vida humana, de modo especial a vida cristã iniciada no batismo, é uma árdua navegação à eternidade, onde está nosso porto seguro, isto é, a vida em Cristo. Maria, primeira discípula, é aquela que vai conosco nessa caminhada. Não é ela quem conduz ou vai à frente, mas ela caminha ao nosso lado, cuidando e protegendo, para que, guiados pelo seu Filho Jesus, possamos encontrar fontes abundantes de vida para todos nós.

Desse modo, queremos, neste dia 02, quinta-feira, fazer nossa caminhada, na festa da “Apresentação do Senhor ao Templo”, junto com Maria, ela que ofereceu o Filho ao Pai, consagrando-O como Salvador da humanidade. Que aprendamos com Maria a caminhar ao encontro do Senhor, oferecendo cada dia nossa história, tornando-a uma “navegação” mais segura e mais feliz, pois somente focados em Jesus Cristo poderemos encontrar razão a nossa existência.
Maria, Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós!
Pe. Ricardo Nienov – Pároco

Programação:
03/02 – não teremos a missa da 1ª sexta-feira do mês;
04/02 – 15h30min – missa na comunidade Três Santos Mártires – Passo da Amora
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
05/02 – 8h30min – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
10h – missa na comunidade N. Sra. da Glória – Germano Henke
10h – celebração na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
08/02 – 19h30min – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES – dia 02, quinta-feira, teremos a procissão em honra a Nossa Senhora dos Navegantes. Um resgate histórico desta que já foi tão importante em nossa paróquia. Abaixo detalhes:
Saída – às 19h30min, em frente à Pizzaria Du Cais
Missa? Às 20h30min, na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Tanac
Trazer velas e, no final, teremos a bênção de São Brás
Após a missa, uma confraternização ao lado da igreja da Tanac.

Últimas Notícias

Destaques