Estimado irmão! Estimada irmã!
Gostaria de compartilhar com você uma história que foi contada por um radialista. Disse ele: a lagosta é um animal mole que vive dentro de uma concha rígida. Essa casca grossa não se expande. Bem, mas como a lagosta pode crescer? À medida que a lagosta cresce, essa concha fica muito apertada. A lagosta se sente sob pressão. É desconfortável! Então ela vai pra debaixo das pedras para se proteger de predadores, se liberta da casaca e produz uma nova. E de novo, quando ela crescer, essa casaca ficará apertada, e ela volta pra debaixo das pedras. E a lagosta repete isso várias vezes ao longo do seu crescimento. O estímulo para que a lagosta possa crescer é que ela se sente desconfortável.
Depois de contar esta história, o radialista fez o seguinte comentário: “O que temos que perceber é que tempos difíceis também são momentos que sinalizam o crescimento, o amadurecimento, e se a gente souber usar a adversidade corretamente, podemos crescer através dessas adversidades. As dificuldades da vida podem ser degraus para o nosso crescimento na fé, no amor e na diaconia. As dificuldades nos edificam, nos tornam mais maduros na nossa caminhada. O próprio ouro, para se tornar ouro, tem que passar pelo fogo.
Se a lagosta não tomasse a decisão de enfrentar os perigos saindo daquela carapaça, morreria sufocada. O que antes era sua casa se tornou uma prisão. Mas saindo, mesmo correndo riscos, sabe que poderá criar uma nova carapaça de tamanho maior, uma proteção melhor que servirá por mais um período de sua vida.
Em nossa vida, também temos que tomar coragem para“trocar a carapaça” de vez em quando. E isso só é possível porque temos uma força geradora de vida e fé que é o Espírito Santo de Deus.
Celebraremos isto neste domingo, dia de Pentecostes. Lembramos da descida, da vinda do Espírito Santo entre nós. É ele quem nos motiva a não desistirmos em meio as dificuldades. Ele nos motiva a fé e a sustenta nas horas de aflição.Ele nos move, nos vivifica e nos faz continuar a jornada da vida. Ele nos dá a certeza da companhia de Deus em todos os momentos, também quando a carapaça aperta e machuca ou quando somos acometidos pelo medo e fraqueza.“Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza” (Rm 8.26a).
Nestes tempos de aflição, quando nosso coração encontra-se entristecido diante da calamidade provocada pelas enchentes as quais fomos expostos, é importante lembrar que o Espírito Santo nos ajuda a trocarmos a carapaça, a fim de nos fortalecermospara prosseguirmos na vida.
Em complemento desta reflexão, quero indicar a leitura do Salmo 140. Utilize-o como sua oração pessoal.
Um carinhoso e forte abraço!
P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro
PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
DIA 18.05.2024 (SÁBADO)
18:00h:Diálogo Batismal
DIA 19.05.2024 (DOMINGO) – PENTECOSTES
9:00h: Culto de Pentecostes com Culto Infantil – Batismo e Orações em Memória – Participação do Coral da Comunidade
DIA 21.05.2024 (TERÇA)
16:00h: Culto no Hospital Montenegro Regional – OASE
DIA 22.05.2024 (QUARTA)
Manhã: Plantão Pastoral
DIA 23.05.2024 (QUINTA)
18:00h: Ensino Confirmatório 1º ano
18:30h: Conselho CSP
19:30h: Ensaio Coral
DIA 24.05.2024 (QUINTA)
14:30h: Grupo Diaconal Mãos que Servem
19:30h:LELUT