Estava participando da celebração, sentado bem a frente. Os olhos vagavam sobre os elementos litúrgicos expostos na igreja. De repente, os olhos se fixam na cruz presente nos fundos do altar. Mirava aquela cruz, tão volumosa. Porque esta é tão grande? Pensava comigo.
Diante do impacto da grandiosidade desta cruz, sou conectado com o sofrimento presente no mundo, inclusive algo que estava experienciando. Na minha lembrança surge então versículo da Bíblia que diz: …” a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios 1.18
Difícil compreender, aceitar a cruz. Loucura, como pode Deus se tornar tão frágil, ao mesmo tempo tão cheio de poder, criador do universo. Aquele madeiro me conduz a perceber um Deus solidário através de Jesus Cristo. Deus não se ausentou das dores deste mundo. Antes, vem a nós e se coloca ao nosso lado, dizendo: compreendo a tua dor, preocupação.
A cruz de Jesus acolhe o nosso sofrimento. Esta aceitação vem se ratificar quando os olhos voltam-se para o altar, bem a frente daquela cruz. Surge a lembrança de tantas vezes ali presente. Pessoas carregadas das suas aflições, diante da Cruz de Jesus Cristo, eram fortalecidas do amor de Deus. Estas se sentem tocadas pelos elementos da Santa Ceia. A cruz de Jesus vai partilhando o seu sentido nesta mesa do altar. Concluo, a nossa salvação passa pelo caminho da cruz de Jesus Cristo. Por isso, para este nosso mundo parece loucura. Como pode um Deus todo poderoso, tão cheio de poder, tornar-se tão próximo a nossa existência? Porquê ele ama todos e todas pessoas, a toda sua criação. Logo, a cruz é a ponte de aproximação de Deus conosco.
A medida que somos reconciliados através do amor de Deus, percebemos que a cruz não é algo mágico que nos livra do sofrimento. Mas é a aproximação de Deus, dele se colocar ao nosso lado: Estou contigo. Não tenha medo. Conheço o teu sofrimento, o tenho vivido na cruz por amor a ti.
Venha e medite sobre a Cruz de Cristo. Passagem para a vitória da vida: A Páscoa é real! Cristo vive. Nós também viveremos.
Programação
-Sexta feira da Paixão, 18/04- 19h, Culto da Paixão de Cristo.
-Domingo de Páscoa, 20/04- 7h, Culto da Páscoa com SC, com Culto Infantil(traga um prato de doce ou salgado para o Café Pascal em Comunidade).
-Terça, 22/04-16h, Culto HM Regional.
-Quinta 24/04- 18h, Ensino Confirmatório do 1º ano; 19h30, Ensaio do Coral.
Pastor Werner Kiefer