Adotada em caráter emergencial na pandemia da Covid-19, a telemedicina poder ter vindo para ficar e ajudar no atendimento à saúde pública no Brasil. Regulamentada há mais de dois anos, a telemedicina prevê o exercício da medicina por meio da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual, com o objetivo de prestar assistência médica à distância.
Com boa parte da população em casa durante o período pandêmico, o aumento no uso das tecnologias digitais, redes sociais, vídeos e aplicativos de celular, se viu a oportunidade de colocar este recurso como uma nova alternativa de atendimento médico na área da saúde. O serviço foi de extrema importância naquele momento, reduzindo as filas nas unidades de saúde e a circulação de pessoas nos postos de atendimentos em diversos municípios brasileiros.
Mas o que é a telemedicina?
A telemedicina é uma especialidade médica que disponibiliza serviços à distância para o cuidado com a saúde. Ela ocorre por meio dastecnologias digitais, promovendo assistência médica online aos pacientes, clínicas, hospitais e profissionais da saúde. Esta troca de informações ocorre através da internet, em plataformas digitais pelo celular, tablet ou computador. O atendimento pode ocorrer por mensagens, chamada de vídeo ou ligação.
A implantação deste novo sistemaabriu portas, consolidando a telemedicina como uma prática inovadora e que permite dar mais celeridade aosatendimentos e consultas, possibilitando que o paciente seja atendido sem precisar sair de casa, de qualquer lugar.
Alguns municípios do Rio Grande do Sul, inclusive, já implantaram a telemedicina e vem atendendo a sua população também através deste serviço. A cidade de Esteio, por exemplo, foi a primeira a lançar a telemedicina no estado. Na semana passada, estive conhecendo como funciona essa nova modalidade no município. O serviço funciona como um Pronto Atendimento Digital 24 horas, prestado por uma empresa terceirizada que atende a população de forma gratuita, por meio de um aparelho celular conectado a internet.Até o momento, os atendimentos estão sendo realizados apenas para consultas simples.
Diante disso, propus ao Executivo municipal que o método de telemedicina fosse implantando também em Montenegro. Há algumas semanas, realizei uma reunião com o então secretário de Saúde de Montenegro para tratar sobre o assunto. Naquela ocasião, ele se colocou favorável à telemedicina na cidade.
Precisamos seguir discutindo e trabalhando a implantação da telemedicina no município. A ideia não é afastar o paciente do médico, mas dar mais celeridade aos atendimentos, diminuindo as filas e melhorando a qualidade da saúde pública.