Rua Dr. Jacob Kirjner

É com grande satisfação que compartilho com a comunidade de Montenegro o projeto de lei de minha autoria, aprovado nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores, que denomina uma das ruas desta cidade em homenagem ao Dr. Jacob Kirjner, figura de notável importância para a sociedade.

O Dr. Jacob Kirjner foi um profissional exemplar, cujo legado transcendeu as fronteiras de sua profissão. Médico dedicado e competente, exerceu sua atividade com ética, empenho e humanidade, deixando uma marca indelével na vida daqueles que teve a oportunidade de servir. Sua contribuição para a saúde e bem-estar da população foi inegável, e é justo que sua memória seja honrada de forma permanente.

Formado em Medicina em 1952, Dr. Jacob Kirjner foi capitão médico no Regimento de Bento Gonçalves, antiga companhia de guardas. Desde o início dos estudos pertenceu ao quadro de negócios da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, tendo exercido as funções de cirurgião na chamada Enfermaria 35 de Mulheres. Em 1963, Jacob e sua família se instalaram em Montenegro, onde abriu seu consultório particular na Rua Ramiro Barcelos.

Durante muito tempo atendeu pelo INSS na qualidade de médico perito, atendia também no quartel da Brigada Militar do estado do Rio Grande do Sul, além de atender no único hospital que existia na cidade. A sua contribuição como médico foi muito além de apenas consultas médicas. Jacob atendia pelo amor e paixão que tinha pelo ser humano, fez caridade pelo interior do município, atendeu asilos e orfanatos, independente da raça ou classe social.

Além de sua excelência profissional, o Dr. Jacob Kirjner destacou-se também por seu compromisso com a comunidade e sua participação ativa em iniciativas que visavam o progresso local. Sua liderança, seu espírito empreendedor e sua generosidade deixaram um legado inspirador para as gerações futuras. Foi membro e presidente do Lions Club de Montenegro, participou do movimento de escoteiros e foi o primeiro médico a trabalhar no modelo cooperativo, sendo um dos responsáveis por trazer o Hospital Unimed para a cidade.

Dr. Jacob Kirjner veio a falecer no ano de 1977.
Nomear uma rua em sua homenagem foi uma maneira significativa de reconhecer o seu legado para Montenegro. É incontestável a sua contribuição para o desenvolvimento da cidade e, acima de tudo, para o bem-estar das pessoas.

Portanto, a Rua B, localizada no loteamento Jardim Ibiá, no Bairro Olaria passa a se chamar Rua Dr. Jacob Kirjner.

 

Últimas Notícias

Destaques