A internet revolucionou a nossa forma de comunicação e de relacionamento social, transformando profundamente o modo como interagimos com nossas famílias, amigos e grupos sociais.
É notável que a internet traz diversos benefícios à sociedade. Cada vez mais, as novas tecnologias influenciam na forma como vivemos e trabalhamos. Ela possibilita hoje uma difusão muito rápida, através da informação e conhecimento, permitindo que as pessoas e empresas melhorem a sua eficiência em todos os sentidos.
Visto esta importância, é de responsabilidade do poder público, oferecer boas condições de conectividades para a sua população.
Muitas localidades rurais do município ainda não possuem acesso, prejudicando a produção local e a qualidade de vida de quem vive no campo. Boa parte destas localidades são compostas por pequenos produtores rurais, que necessitam de acesso a internet para auxiliar no trabalho e na comercialização dos seus produtos. A falta de conexão também interfere nas condições de vida dos produtores, pois eles não conseguem fazer transações bancárias, nem ter acesso à educação online.
Em reunião na Câmara de Vereadores, proposta pelo meu gabinete, discutimos a falta de conectividade no interior, com membros do executivo, companhias de internet e moradores da localidade de Fortaleza, onde o sinal é extremamente ruim.
Com o objetivo de solucionar este problema, a Administração Municipal anunciou que vai lançar o Programa de Fomento Internet Rural que consiste em um auxílio financeiro para ressarcimento de despesas realizadas com investimentos em internet banda larga, seja ela fibra ótica, via rádio ou satélite.
Os produtores que trabalham com agricultura ou na pecuária, serão beneficiados com o programa. Essa é uma notícia que merece ser compartilhada. Porém, agora precisamos dar um novo passo e avançar também na infraestrutura dentro da cidade, já prevendo a chegada da internet 5G em Montenegro.
Nesta semana, o sinal 5G chegou no Rio Grande do Sul. A cidade pioneira a receber foi a capital gaúcha, Porto Alegre. Mas isso só aconteceu devido ao trabalho antecipado de desburocratização da legislação local feita pela Administração Municipal, no governo passado. A chamada “Lei das Antenas”, facilitou o processo de instalação das antenas de celular na cidade gaúcha, viabilizando a tecnologia de 5G.
É nesse sentido que precisamos trabalhar na cidade de Montenegro, com uma legislação atualizada e em conformidade com as normas para que a nova tecnologia seja instalada no município.
De acordo com cronograma estabelecido pela Anatel, a chegada da 5G vai ocorrer de forma gradual ao longo dos próximos oito anos. A previsão é de que todas as capitais recebam até 2024. Em seguida serão contemplados os demais municípios. Até lá, precisamos estar com tudo pronto para poder receber e ter acessoa tecnologia 5G.