Mais de dois mil anos de cristianismo criaram uma pesada herança de mandamentos, de leis, de preceitos, de proibições, de exigências, de opiniões, de pecados e de virtudes, que arrastamos pesadamente pela história. Hoje, gastamos tempo e energias a discutir certas questões que têm a sua importância, mas continuamos a ter dificuldade em discernir o essencial na proposta de Jesus. O Evangelho deste domingo põe as coisas de forma totalmente clara: o essencial é o amor a Deus e o amor aos irmãos. Nisto se resume toda a revelação de Deus e a sua proposta de vida plena e definitiva para os homens. Precisamos de rever tudo, de forma a que o “lixo acumulado” não nos impeça de compreender, de viver, de anunciar e de testemunhar o cerne da proposta de Jesus.

O que é “amar a Deus”? De acordo com o exemplo e o testemunho de Jesus, o amor a Deus passa, antes de mais, pela escuta da sua Palavra, pelo acolhimento das suas propostas e pela obediência total dos seus projetos para mim próprio, para a Igreja, para a minha comunidade e para o mundo. Esforço-me, verdadeiramente, por tentar escutar as propostas de Deus, mantendo um diálogo pessoal com Ele, procurando refletir e interiorizar a sua Palavra, tentando interpretar os sinais com que Ele me interpela na vida de cada dia? Tenho o coração aberto às suas propostas, ou fecho-me no meu egoísmo, nos meus preconceitos e na minha auto-suficiência, procurando construir uma vida à margem de Deus ou contra Deus? Procuro ser, em nome de Deus e dos seus planos, uma testemunha profética que interpela o mundo, ou instalo-me no meu cantinho cômodo e renuncio ao compromisso com Deus e com o Reino?
O que é “amar os irmãos”? De acordo com o exemplo e o testemunho de Jesus, o amor aos irmãos passa por prestar atenção a cada homem ou mulher com quem me cruzo pelos caminhos da vida, por sentir-me solidário com as alegrias e sofrimentos de cada pessoa, por partilhar as desilusões e esperanças do meu próximo, por fazer da minha vida um dom total a todos. O mundo em que vivemos precisa de redescobrir o amor, a solidariedade, o serviço, a partilha, o dom da vida. Na realidade, a minha vida é posta ao serviço dos meus irmãos, sem distinção de raça, de cor, de estatuto social? Os pobres, os necessitados, os marginalizados, os que alguma vez me magoaram e ofenderam, encontram em mim um irmão que os ama, sem condições?

Como é que vivemos a nossa caminhada religiosa? Qual é, para nós, o elemento fundamental da nossa experiência de fé? Por vezes não estaremos a dar demasiada importância a elementos que não têm grande significado (as prescrições do culto e do calendário, os ritos exteriores, as regras do liturgicamente correto, as doações de dinheiro para as festas do santo padroeiro, as leis canónicas, as questões disciplinares esquecendo o essencial, negligenciando o mandamento maior?
Pe. Diego Knecht

PROGRAMAÇÃO
29.10.2021 – Sexta-feira
13h – Oração das Mil-Ave-Marias na Com. Santo Antônio
17h15 – Missa na Com. Santo Antônio
18h – Encontro de Coroinhas no Salão Paroquial
18h30 – Missa na Catedral
19h – Terço na Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
30.10.2021 – Sábado
15h – Encontro do ONDA na Catedral
17h – Missa na Catedral
19h – Missa na Catedral com Primeira Eucaristia
31.10.2021 – Domingo
7h- Missa na Catedral
9h – Missa na Com. Nª Sra. das Graças com Primeira Eucaristia
9h – Missa na Catedral**
10h30 – Missa na Catedral com Primeira Eucaristia
18h – Missa na Catedral
1.11.2021 – Segunda-feira
20h – Terço Interativo na Com. Nª Sra. das Graças **
2.11.2021 – Terça-feira– Finados
8h30 – Missa na Com. Nª Sra dos Navegantes com benção do cemitério
8h30 – Missa no cemitério da Com. Santos Reis com benção do cemitério
8h30 – Missa na Com. São José do Maratá com benção do cemitério
10h – Missa no cemitério da Com. Nª SraAparecida com benção do cemitério
10h – Missa na Com. Santo Alberto Magno com benção do cemitério
10h – Missa na Catedral
11h – Benção no Cemitério Católico no bairro 5 de maio
18h30 –Missa na Catedral com benção da saúde
3.11.2021 – Quarta-feira
18h30 –Missa na Catedral
20h – Grupo de Oração na Catedral
04.11.2021 – Quinta-feira
18h30 –Missa na Catedral
18h30 – Terço na Com. Nª Sra. do Rosário

Somente as missas das 9h aos domingos estão sendo transmitidas pelas redes sociais;
** com transmissão ao vivo via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YouTube – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

Deixe seu comentário