Existem duas denominações que comumente usamos para mostrar a eficácia de um projeto ou de uma ação: quantidade e qualidade. Muitos avaliam positivamente a partir da primeira, outros pela segunda. O ideal é, sem dúvida, o equilíbrio entre ambas, porém, é possível ter muita qualidade diante de uma grande quantidade?
Essa realidade é apresentada por Jesus como um paradoxo no evangelho do próximo domingo. Jesus elogia a qualidade da oferta diante da quantidade da mesma. Há aqueles que doam muito, mas apenas do que sobra. Enquanto que outros dão pouco, mas dão tudo. Como entender essa lógica? O exemplo usado é de uma pobre viúva, classe abandonada daquele tempo, a qual vai ao Templo para oferecer duas pequenas moedas, mas era tudo que tinha. Inclusive diz o texto: “ela deu o que possuía para viver”. Esse gesto revela a imensidão do coração dessa mulher, pois ela confia plenamente na bondade e na providência divina, por isso é capaz de dar tudo. Em outras palavras, ela ofereceu sua vida a Deus.
Em contrapartida há os que, em quantidade, dão grandes valores ao templo. Contudo, não é uma oferta sincera, pois não passa pelo coração, mas é somente algo exterior. Esse fato leva Jesus a orientar os discípulos e toda a multidão a não deixarem se enganar pelos que possuem grandes discursos ou atitudes externas, mas vivam sempre com a sinceridade do coração. A riqueza diante de Deus é aquela que envolve o ser, o coração e a generosidade.
Portanto, sejamos pobres no material para nos enriquecermos com a graça de Deus. Se o mundo valoriza a quantidade, para Deus, a riqueza está na generosidade, quando o discípulo é capaz de colocar nas mãos de Deus toda sua vida e história, confiando na imensa graça do Senhor.

Pe. Ricardo Nienov – Pároco
PROGRAMAÇÃO

08/11 – 14h – encontro dos idosos no salão paroquial
09/11 – 20h – terço dos homens na igreja da Timbaúva
10/11 – 8h – reunião dos ministros extraordinários da comunhão
15h30 – missa na comunidade do Bairro Bela Vista
17h – celebração na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
17h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Muda Boi
18h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Assentamento
19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
20h – casamento na igreja Sagrado Coração de Jesus – Tanac, de Jeovane Lucas Azambuja e Julia Carlota Krug
11/11 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
10h – missa na comunidade Menino Jesus de Praga – Trilhos
11h – celebração na CRER
19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
20h30 – reunião da coordenação da paróquia
12/11 – 18h30 – preparação da liturgia do fim de semana
13/11 – 19h – missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Tanac
19h30 – reunião da pastoral do batismo
14/11 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
JANTAR DE FORMATURA – acontece dia 14, quarta-feira, véspera de feriado, o jantar de formatura do grupo de danças da paróquia. O evento é aberto a toda comunidade. Jantar no valor de R$ 25,00 e, em seguida, fandango. Início às 20h30

Deixe seu comentário