Jesus é luz e salvação do mundo
Quarenta dias após o Natal, a igreja celebra a festa da Apresentação de Jesus no Templo. Essa Festa surgiu no século IV, no oriente, sendo chamada de “Festa do Encontro”. Foi introduzida no ocidente no século IV e, no século X, passou a ser uma festa Mariana, com o título de “Festa da Purificação da Bem-Aventurada Virgem Maria”. A reforma litúrgica do Concílio Vaticano II restituiu seu sentido Cristológico, dando-lhe o nome atual de “Festa da Apresentação do Senhor”. No Oriente, ainda hoje é intitulada “Festa do Encontro” e é celebrada 40 dias após a Epifania, em 14 de fevereiro.
O Evangelho mostra a realização da profecia de Malaquias: de fato, o Senhor veio, foi introduzido no Templo, mas não veio conforme as expectativas, pois, sua introdução foi simples e discreta, só sendo reconhecido por pessoas perseverantes e dóceis ao Espírito Santo, como Simeão e Ana. Reconhecendo Jesus como luz e salvação do mundo, Simeão prevê as consequências de sua missão: ser sinal de contradição e queda para muitos em Israel. Cada pessoa deve tomar uma posição pró ou contra o Evangelho. Por ser uma mensagem essencialmente libertadora, que visa à promoção da justiça, à inclusão e ao direito dos pobres, muitos o rejeitarão. Ana, ao mencioná-la, São Lucas enfatiza a importância da mulher e de todos os excluídos na nova história que se inaugura com a vinda de Jesus ao mundo.
A oferta de Jesus a Deus, feita por Maria e José, prefigura sua oferta pessoal e o seu sacrifício na cruz para a salvação do mundo. Também eu, Senhor, vos oferecerei o meu sacrifício, só duas coisas pobres eu tenho: meu corpo e minha alma. Quem me dera vo-los oferecer dignamente. A fé exige uma tomada de posição cuja consequência pode ser dolorosa, como Simeão anunciou à Virgem Maria. O que poderemos apresentar ao senhor?
Pe. Luciano Royer

MISSAS – FEVEREIRO
01 – 15h30 – comunidade Três Santos Mártires – Passo da Amora
17h – comunidade São Pedro – Potreiro Grande
19h – Comunidade Matriz São Pedro e São Paulo
02 – 8h30 – Comunidade Matriz São Pedro e São Paulo
10h – comunidade Nossa Senhora da Glória – Germano Henke
10h – comunidade Santo Antônio – Aeroclube
PROCISSÃO LUMINOSA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES – dia 02, domingo. Saída às 19h defronte a Câmara de Vereadores e, em seguida, missa na igreja Tanac.

Deixe seu comentário