Estamos acompanhando a caminhada de Jesus, que vai formando sua comunidade, educando os discípulos para que compreendam sua perspectiva de vida e projeto de salvação. Domingo passado, ouvimos do mestre as orientações que mostram um caminho de felicidade, através das bem-aventuranças, as quais contrariam por completo o padrão de felicidade sustentado pela sociedade, especialmente a modernidade.
Seguindo nesta lógica, Jesus mostrará no próximo domingo que Ele apresenta um novo jeito de ser e viver as relações entre os humanos. Quando Jesus afirma “eu porém vos digo”, Ele mostra que conhece a realidade que circunda os discípulos, os quais estão mergulhados nas leis da sociedade, mas provoca-os a uma nova dinâmica, não mais marcada pela lei do talião, mas pela atitude de misericórdia, a partir da misericórdia de Deus para com a humanidade.
Ser misericordioso é o ato que possibilita aos homens transformarem as relações sociais, não mais alimentadas pela vingança, o ódio e a cultura da morte, mas a acolhida, o perdão e o amor entre os homens.
Sabe-se que a sociedade está organizada sobre ritos, gestos, ideias que formam um estilo de viver. Contudo, é preciso ter presente que, como cristãos, não podemos gerir nossa história com ideais mundanos, mas na vivência do Evangelho, como boa-nova à humanidade. Pode parecer utópico, mas se não fomentarmos uma nova forma de conduzir nossas relações, oferecendo o perdão, o amor, o cuidado para com aqueles que não concordam conosco, não teremos mais o diferencial do cristianismo, que sempre questionou os rumos da história, colocando-se ao lado dos pobres, fracos e mostrando ao mundo Jesus Cristo, como Aquele que nos amou e amou até o fim.
Portanto, que a Palavra de Deus nos instigue a mudarmos nosso jeito de pensar, para que, a partir disso, possamos mudar nossa forma de agir, pela qual novas relações são construídas e um mundo de paz pode ser alimentado e sonhado.
Sede misericordiosos como vosso Pai celeste é misericordioso.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco

PROGRAMAÇÃO

21/02 – 19h – missa na associação do bairro Municipal
22/02 – 16h – missa na casa de amparo “Mão de Deus”
19h – início do Cenáculo de Maria – Salvador do Sul
20h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Muda Boi
23/02 – 8h – ensaio de cantos – aberto a toda comunidade
17h – missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
18h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Assentamento
19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
24/02 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva c/ batizados
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
10h – missa na comunidade Menino Jesus de Praga – Trilhos
19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
25/02 – 19h30 – ensaio de cantos da diocese na paróquia
26/02 – 19h30 – formação litúrgica – salão paroquial
27/02 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
20h30 – reunião dos catequistas de 1ª eucaristia

Deixe seu comentário