Com a festa do “Batismo do Senhor”, celebramos dois momentos chave: a segunda manifestação de Jesus aos homens e a conclusão do Ciclo do Natal, iniciado com a missa da noite de Natal. Ao celebrarmos somos convidados a contemplar a filiação divina de Jesus, que recebe do próprio Céu a confirmação de que Ele é o Filho de Deus, o Filho muito amado no qual está toda a predileção do Pai.
Dando-nos conta que o batismo realizado por João é de penitência e conversão pelos pecados, chama atenção o fato de Jesus querer ser batizado. Aquele que não possui pecados assume a condição dos pecadores. Lucas aponta no batismo de Jesus a escolha feita em seu ministério. Tudo que contemplarmos nas práticas do mestre estão inspiradas na abertura de seu ministério.
A partir desse fato, Jesus assume sua condição junto. A pregação do Reino como foco central de sua mensagem começa a ser instaurado, quando o centro de sua missão inicia, a qual é a salvação da humanidade. Ao assumir a situação existencial dos pecadores, o mestre revela o grande objetivo do Pai, a salvação da humanidade. Porém, fica evidente que só pode ser salvo aquilo que é assumido, logo, Jesus abraça sua realidade, permitindo-se ser batizado nas águas do Jordão.
Além disso, celebrar esta festa na liturgia da Igreja tem o sentido de recordar o nosso batismo. Ser batizado é mergulhar na vida de Cristo e assumir a sua vida, com suas escolhas, seu jeito e sua missão. Como nos diz Pedro nos Atos dos Apóstolos: “Ele passou pelo mundo fazendo o bem”, assim é a missão de cada batizado, isto é, sermos agentes do bem e da construção do Reino de Deus.
Portanto, se no batismo ouviu-se a voz do céu que dizia: “este é meu filho amado”, igualmente nós somos pelo batismo adotados como filhos de Deus, tendo em nós a graça que nos cumula e nos impulsiona para sermos autênticos discípulos missionários do Senhor.

Pe. Ricardo Nienov – Pároco

PROGRAMAÇÃO

10/01 – 19h – missa na comunidade Três Santos Mártires – Passo da Amora
11/01 – 20h – missa na comunidade Menino Jesus de Praga – Trilhos
12/01 – 11h30 – benção de bodas de ouro de Ocridio e Maria Deli
15h30 – missa na comunidade do Bairro Bela Vista
17h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Muda Boi
18h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Assentamento
19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
13/01 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
11h – celebração na CRER
19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
15/01 – 19h – preparação da liturgia do fim de semana
16/01 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva

PROCISSÃO DE NAVEGANTES – dia 2 de fevereiro teremos a tradicional procissão em honra a Nossa Senhora dos Navegantes. Junto a isso queremos celebrar os 10 anos de ordenação presbiteral do pároco Pe. Ricardo Nienov. Abaixo os detalhes:
Saída da procissão – às 18h30 em frente a Câmara de Vereadores. Missa – 19h30 na igreja Sagrado Coração de Jesus – Tanac. Janta – 21h no salão paroquial no valor de R$ 15,00 Ingressos na secretaria paroquial.

Deixe seu comentário