Neste sábado próximo, a Igreja celebra a “Festa da Apresentação do Senhor”, na qual Jesus é apresentado no Templo como Salvador dos homens e luz das nações. Junto a isso, celebramos a memória de Maria, na festa de Navegantes ou como Nossa Senhora da Purificação.
Para a nossa paróquia esta data tem um significado todo especial, pois ela marca um feito histórico, quando às margens do Rio era celebrada a grande festa paroquial no primeiro final de semana de fevereiro. Assim foi até o ano de 1985, quando houve a mudança de localização da sede paroquial para o bairro Timbaúva. Desde então se parou de celebrar a fé e a devoção popular até 2017, quando reiniciou a celebração de Navegantes com a procissão e a santa missa.
Vivemos num período histórico de crise religiosa e uma fé liquida. Perderam-se os fundamentos básicos da fé cristã. Contudo, isso não deve ser motivo de desânimo para os cristãos, muito menos de desespero, pois essa época histórica está se mostrando um período favorável para retomarmos a identidade cristã, focados no essencial do cristianismo, isto é, a pessoa de Jesus Cristo.
Parece-nos óbvio dizer que Jesus é o centro da vida e da fé cristã. Que Ele é a luz das nações. Todavia, sabe-se por experiência que para muitos isto já não significa mais nada, ou ainda não descobriram essa realidade. Para outros é uma situação de indiferença com relação a Cristo. Contudo, para os cristãos, no instante que recuperarem essa perspectiva de identidade central em Cristo, como Aquele que ilumina a história e dá sentido a existência humana, poderão renovar os corações humanos, dar vitalidade às comunidades e restaurar as vidas de forma cristã.
Portanto, ao celebrarmos Navegantes, na dimensão devocional e na fé mariana, queremos com ela olhar para este que Maria apresentou, ou seja, seu Filho Jesus, que é motivo de divisão, queda e soerguimento para muitos, pois diante de Sua Pessoa não podemos ficar inertes ou indiferentes, mas assumir uma nova vida, um novo jeito de ser e redescobrir a nossa identidade cristã.
Que Maria nos ajude a “navegar” pelos mares da existência sempre com o olhar voltado a Jesus, nosso Mestre e Salvador, luz dos homens a iluminar os caminhos e passos da humanidade.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco

PROGRAMAÇÃO

02/02 – 8h – ensaio de cantos aberto à comunidade – Prof. Adriano
15h30 – missa na comunidade Três Santos Mártires – Passo da Amora
03/02 – 8h30 – missa na com. São Pedro e São Paulo – Timbaúva c/ bênção de São Brás
10h – missa na comunidade Santo Antonio – Aeroclube c/ bênção de São Brás
10h – missa na com. N. Sra. da Glória – Germano Henke c/ bênção de São Brás
19h30 – missa na com. São Pedro e São Paulo – Timbaúva c/ bênção de São Brás
06/02 – 19h30 – missa na com. São Pedro e São Paulo – Timbaúva

PROCISSÃO DE NAVEGANTES – neste sábado ocorrerá a procissão em honra a N. Sra. dos Navegantes, na paróquia. Uma história marcante que está voltando a ganhar força em nossa comunidade. Detalhes:
Quando? Sábado, dia 02,
Horário: saída da procissão às 18h30 defronte a Câmara de Vereadores em direção a igreja da Tanac. Às 19h30 missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Tanac (trazer velas)
Jantar – após haverá uma confraternização no salão paroquial da Timbaúva. Valor da janta: R$ 15,00.

Deixe seu comentário