Vivemos uma época em que somos marcados por muitas informações e notícias, porém, inúmeras falsas, as famosas “fake news”, outras tantas pessimistas e carregadas de negatividade e, no meio desse turbilhão, pouco se fala ou aparece a alegria e a esperança de um bom anúncio.
Diante de tal realidade, percebemos uma humanidade cansada, deprimida, desesperançosa, sobretudo no próprio ser humano, o qual já não é mais visto como criatura por excelência, imagem e semelhança de Deus. Mas sim, alguém perigoso, temido, maldoso e no qual não podemos depositar nossa confiança.
Contudo, não podemos esquecer que existe sim uma grande Palavra que gera alegria e preenche os corações humanos, isto é, a Palavra de Deus. Isto fica evidente na liturgia do próximo domingo, quando meditarmos o anúncio da Palavra e a auto-apresentação de Jesus, como Aquele que veio para realizar a esperança messiânica do povo.
Na leitura o povo chora, se prostra ao chão, responde amém, amém, como sinal de reverência e amor à Palavra proclamada. Quando escutamos essa proclamação com os ouvidos e o coração atentos, sabemos que nossos sentidos se movem, pois Deus tem muita autoridade, sendo capaz de mover nosso coração e alma para uma vida nova. O anúncio feito é de alegria para os homens de todos os tempos, sobretudo na perspectiva da infinita misericórdia do Pai, pela qual a humanidade é acolhida, renovada e transformada, apesar de suas fraquezas e limitações.
No Evangelho, Jesus se autoproclama: “Hoje se cumpriu a Escritura que acabastes de ouvir”. Qual será? A esperançado Messias desde os profetas se realiza na pessoa de Jesus Cristo. Ele é a Boa-Nova; Ele é a Palavra da alegria que plenifica os corações humanos, tão marcados pelo egoísmo, o ódio, a indiferença. Todavia, sabe-se que para muitos continua sendo algo que incomoda, que não atrai, mas para os que se fazem pobres e humildes, torna-se o caminho da liberdade e da vida plena.
Portanto, queremos acolher com amor e fé nosso Senhor, Palavra encarnada do Pai, O qual trás vida em abundância para os pobres e humilhados da sociedade, excluídos pelos interesses e ideais tão somente mundanos. Nele se cumpre toda a esperança do povo.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco
PROGRAMAÇÃO:
24/01 – 19h – missa na associação do bairro Municipal
19h30 – missa no bairro Estação
25/01 – 16h – missa na Casa de Amparo Mão de Deus
20h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Muda Boi
26/01 – 8h – ensaio de cantos aberto à comunidade – Prof. Adriano
17h – missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
18h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Assentamento
19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
27/01 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva c/ batizados
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
10h – missa na comunidade Menino Jesus de Praga – Trilhos
19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
30/01 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
PROCISSÃO DE NAVEGANTES – convidamos toda a comunidade para a procissão em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, do bairro Tanac. Um grande momento de fé, devoção e comunidade.
Quando: Dia 02 de fevereiro – sábado
Horário: Saída às 18h30 defronte a Câmara de Vereadores, em direção à Igreja da Tanac; missa às 19h30. Levar velas
Janta de confraternização no salão paroquial da Timbaúva, lembrando também os 10 anos de ordenação do Pároco, Pe. Ricardo.
Valor: R$ 15,00

Deixe seu comentário