Uma das características marcantes de nosso tempo é a intolerância religiosa, ou a incapacidade de diálogo com o diferente. A sociedade moderna é marcada pela busca do progresso desmedido, mas ao mesmo tempo torna-se inapta para lidar com o diferente nas relações e nas opiniões.

Quando falamos de tempos intolerantes, somos obrigados a concordar que muito disso está pautado sobre o alicerce de Deus. A partir dele se justificam meios e formas empregadas para oprimir, explorar, negar valor e inclusive matar. Porém, isto não é dos nossos tempos, pois Jesus também enfrentou essa dificuldade com os seus discípulos. Os mesmos não aceitam que outros homens realizem o bem sem os seguir.

Nota-se que eles dizem para Jesus: “ele não nos segue”. A inveja e o ciúme presentes nesta compreensão mostram que os seres humanos têm muita dificuldade de aceitar o diferente. São estas as razões fundamentais pelas quais há no mundo tanto ódio, violência, guerras, exclusões. Quando este outro não se enquadra num modelo pré-fabricado pelos conceitos e interesses de um grupo, já não encontra mais acolhida e espaço de realização. Todavia, Jesus critica esta forma de pensar, pois em nome do bem todos são irmãos.

Assim sendo, queremos aprender da Palavra de Deus que é preciso andar de “mãos dadas” na construção de um mundo mais justo e fraterno. Grupos, instituições, igrejas, todas devem estar imbuídos do mesmo espírito, o do Senhor, a fim de proporcionar vida em plenitude aos irmãos. Para o bem não há cor, nem raça, nem cultura, nem religião. Todos somos da mesma causa.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Missas Sexta-feira 25/09/2021
19h – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Muda Boi)
Missas Sábado 25/09/2021
15h – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Assentamento)
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)

Missas Domingo 26/09/2021
8h30 – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
10h – Comunidade Santo Antônio (Aeroclube)
10h – Comunidade Menino Jesus de Praga (Trilhos)
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
Quarta-feira 29/09/2021
19h – Com. São Pedro e São Paulo (Matriz)

Deixe seu comentário