A retomada do serviço da Traumatologia no HM foi resultado de um esforço articulado e liderado pelo prefeito Gustavo Zanatta, fazendo valer a força do maior Município do Vale do Caí. Com a participação e adesão dos Municípios de Barão, Brochier, Capela de Santana, Harmonia, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Tupandi, Triunfo e Tabaí, o HM terá um acréscimo anual de mais de R$ 1,3 milhão ao contrato já existente para a prestação de 240 consultas por mês, mais exames e cirurgias na especialidade.
Em diversas oportunidades, a Coluna destacou e criticou a falta de protagonismo por parte da maior cidade da região e, por consequência, das suas respectivas lideranças. Esta união de esforços que viabilizou a volta do serviço ao HM, demonstra de forma inequívoca que outras demandas regionais podem ser resolvidas no âmbito da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) e de municípios próximos, mesmo que não façam parte da Amvarc, desde que as necessidades sejam as mesmas.
Esperamos que esta conquista estimule e encoraje para novos desafios.
Um pouco da repercussão desta conquista, pela ótica dos vereadores de Montenegro.
Ari Muller – PP
“Temos que comemorar muito. Só sabe quanto fazia falta, quem passou por isto.”
Sérgio Souza – PSB
“Uma grande conquista. Aquelas pessoas que nós transportamos para Esteio, Sapucaia e Canoas em cima de uma maca, trepidando na estrada, às vezes, com fêmur quebrado… Estas pessoas não vão precisar esperar tanto tempo.”
Ana Paula Machado – PTB
“As pessoas nos pediam ajuda. E nós não tínhamos o que fazer, a não ser esperar. Quero deixar os parabéns ao prefeito Zanatta, que não mediu esforços para resolver esta questão, pra todos os prefeitos, todos os municípios estavam juntos… Muita negociação para que se tornasse realidade. A gente precisa reconhecer isto . . . ”
Felipe Kinn – MDB
“Deixando bem claro sobre este convênio que foi assinado. A secretária de Saúde do Estado mencionou que isto teve um protagonista; que foi o prefeito Zanatta, que puxou esta frente.”
Juarez Vieira da Silva – PTB
“Quero parabenizar o prefeito Zanatta por ter encabeçado e iniciado, e a todos os prefeitos que se engajaram junto, aos vereadores, cada um fazendo a sua parte. Com certeza o HM tem feito a diferença aqui no nosso Município e para todos os outros que têm Montenegro como referência.”
Paulo Azeredo – PDT
“Quero cumprimentar a todos que se envolveram na questão da Traumatologia no HM. Mas, também dizer que temos que continuar a batalha para oferecer aqui Oftalmologia e a Oncologia.”
______________________________________________________
PT em busca de uma frente
Na quinta-feira, o Partido dos Trabalhadores, PT, recebeu o ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra. Presidente de honra do PT gaúcho, Olívio fez uma análise política para os mais de cem participantes do jantar, entre filiados, militantes e lideranças. Dentro da proposta do PT local, de formar uma Frente Popular para as eleições de 2024, reforçou que “o PT nunca governou sozinho, governou junto com a cidadania, com partidos do campo democrático, popular, trabalhista. A eleição municipal é um bom momento para se criar alianças fortes com projetos e compromissos para administrar a cidade com democracia, transparência e respeitando a coisa pública, e o PT de Montenegro está disposto a isso.”
Estiveram entre os presentes o deputado federal Elvino Bohn Gass; representante do Gabinete do Senador Paulo Paim; prefeito de Pareci Novo, Alexandre Barth (PDT), coordenadores Regionais do Vale do Caí e Clóvis Domingos, o Cafundó, liderança do PDT local.
Na ocasião também ocorreram novas filiações. Segundo o setor de comunicação do PT, mais de 50 novas filiações foram oficializadas.
______________________________________________________
Arte do possível
O estadista alemão Otto Von Birmarck, chamado de chanceler de ferro na unificação da Alemanha no XIX, cunhou uma frase que seguidamente é lembrada nas análises políticas: “a política é a arte do impossível”.
PT e PDT junto com Republicanos e PP? É um exemplo da arte do impossível. Já vem acontecendo em nível federal. O governo Lula, com essa mistura, é prova disso. E a tal ideologia? Pelo jeito não existe mais direita e esquerda.
______________________________________________________
PDT no mesmo sentido
Na última sexta-feira, 18, o PDT realizou um encontro com lideranças pedetistas e fez novas filiações. Conforme o presidente do Diretório Municipal de Montenegro, Luis Eduardo Conceição, o PDT seguirá com projeto de novas filiações partidárias e a reestruturação das alas da Juventude, Negritude, LGBT e Mulheres, visando as eleições municipais no próximo ano.
“A ideia é ter uma candidatura própria ao Palácio Rio Branco. Estamos em tratativas com PP, Republicanos e PT”, declarou Conceição.
O PDT divulgou alguns nomes das novas filiações entre eles: Leila Santos, Claudio Oliveira, Rodrigo Soares, Eduardo Flores, Iara Cezar, Ana Ajardo e Rafael Duarte.
______________________________________________________
Prestígio sempre alto
“Uma vez Rei sempre magestade”. A ex-vereadora Rose Almeida marcou presença na última sessão da Câmara de Vereadores, quando foi possível constatar o respeito e o prestígio que tem entre os parlamentares.
Várias vezes ela foi saudada como a “sempre vereadora Rose”. Mesmo sendo uma política de posições fortes, manteve o bom relacionamento e o respeito dos colegas, indiferente de questões partidárias.
O vereador Talis Ferreira, na hora da verificação do quórum chegou a chamar a Vereadora Rose Almeida. Ao que emendou o vereador Felipe Kinn, “oh já aumentamos o número de vereadores, já foi para 11” Tudo num clima de muito carinho com a ex-vereadora.