Meteorologistas do Rio Grande do Sul já vinham indicando a possibilidade de chuvas intensas, com a formação de um El Ninõ forte para este inverno. Na semana passada o site de notícias UOL reproduziu informação do NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica do governo dos Estados Unidos), confirmando que o fluxo de chuvas será intenso. “Em 2023, El Niño muito provavelmente terá uma das ocorrências mais intensas dos últimos 70 anos.” afirmou Deke Arndt, diretor do Centro Nacional de Informação Ambiental do NOAA.
Mas o que isto tem a ver com a nossa querida Montenegro? Simplesmente tudo! A cidade historicamente tem apresentado conseqüências drásticas quando da incidência de um grande volume de água precipitado num curto espaço de tempo. Rede entupida, bocas de lobos entupidas ou sufocadas por camada de asfalto, canalizações de baixo diâmetro, enfim uma sucessão de fatos que dificultam o escoamento das águas das chuvas.
Além destes fatores, ainda tem a situação dos arroios e córregos. A administração municipal divulgou na semana passada o desassoreamento dos Arroios São Miguel e Olaria e que, nos próximos dias, iniciaria a limpeza no banhado do bairro Imigração. Ações importantes que precisam ser ampliadas urgentemente, em toda a cidade, numa força tarefa com a mesma tenacidade com que a administração se focou para a preparação da festa dos 150 anos de Montenegro.
Numa simples visita ao site da Câmara, se constata o número significativo de pedidos de providência, apresentados por todos os vereadores, com relação a desentupimento das redes pluviais, que, para piorar, ainda coletam o esgoto clocal das residências. Verificamos muitos pedidos de reiteração de solicitação de providências nesta questão de escoamento das águas e dos esgotos. Isto porque os vereadores não têm seus pedidos executados.
Um exemplo deste rotineiro problema foi trazido pelo vereador Talis Ferreira (PP). Ele solicitou na última sessão da Câmara uma reunião com os setores envolvidos da Prefeitura, para tratar da situação da Travessa Capitão Cruz Passarela Ferroviária 1, que se estende pelo bairro Rui Barbosa. Os moradores já estão enfrentando o problema de terem suas casas invadidas pelas águas do arroio quando chove. O parlamentar destacou que já faz muitos anos que este arroio não é limpo e em conseqüência disto as águas da chuva acabam dentro das casas próximas.
A dica já foi dada pelos especialistas na área do clima. Agora cabe ao poder público, através de ações rápidas, mitigar os efeitos de eventuais chuvaradas que podem se concretizar. O bom senso sugere uma força tarefa na cidade, atacando os pontos mais suscetíveis e que já foram apontados pela população e também pelos vereadores. Um esforço concentrado é relevante e impactante na vida dos moradores de áreas de risco.
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Bueiros inteligentes
Pelo Brasil afora é possível identificar inúmeras boas práticas na gestão pública. Os bueiros inteligentes, como forma de mitigar alagamentos e enchentes, é uma destas medidas simples a serem copiadas. O prefeito Gustavo Zanatta, quando vereador, fez indicação ao prefeito da época, para a instalação de retentores de impurezas nas bocas de lobo e bueiros. Esta ação consta, inclusive, no plano do Governo Zanatta.
Passados praticamente 30 meses desta administração, não se vê movimentos no sentido de implantação desta medida.
Se ao menos tivessem instalado este mecanismo nas intervenções feitas na rede de escoamento executadas neste período já teria sido um avanço.
Nunca é tarde para começar …..
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Expectativas I
Ontem, 12 de junho, estava agendada reunião para apresentar o resultado do estudo realizado pela empresa CDTRAN Serviços de Consultoria, Assessoria e Planejamento e Trânsito, para “realizar os serviços de assessoria e consultoria de revisão contratual do sistema de transporte urbano…”
A falta de transporte coletivo, linhas urbanas, especialmente no interior, tem sido um grande problema para a população. A expectativa é de que o estudo aponte, inclusive, iniciativas que possibilitem o atendimento de um compromisso de campanha de Zanatta/Braatz que prometia “reavaliar o transporte público municipal, objetivando melhorias nas ofertas de linhas de transporte”.
Da campanha eleitoral de 2020 aos dias de hoje a situação só piorou. O que era ruim ficou dramático.
Expectativas II
O mês de maio se foi e com ele o prazo para a conclusão do Plano de Mobilidade Urbana. Também um compromisso de campanha deste governo. Não basta ter um plano no papel ou uma lei aprovada. O trânsito da cidade clama por ações que assegurem a segurança e a redução de acidentes.
Nos últimos meses as justificativas para não ocorrerem intervenções no trânsito estavam sustentadas na espera deste plano.
Aguardamos notícias e ações!
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Reclamações voltam
O vereador Paulo Azeredo (PDT) encaminhou ao Executivo pedido de providência para a Praça dos Ferroviários. A situação estava, aparentemente, sob controle e não se tinha conhecimento de reclamações.
Os moradores, pedem “medidas em relação ao problema da Praça dos Ferroviários nos finais de semana, seja por meio de instalação de mais câmeras, cercamento da praça ou policiamento no local”. Segundo depoimentos, está insustentável a situação: “freqüentadores urinarem nos portões das residências próximas”.
Em outra ocasião, depois de muitas reclamações, houve um monitoramento especial daquele local. Tudo indica que terá que ser retomado.
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Desvio asfaltado
Assim que a vencedora do leilão de privatização, Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), trecho que contempla o Pedágio de Rincão, assumiu a conservação da rodovia, um dos primeiros atos foi o corte da isenção para moradores de Portão.
Kiki Hoff, prefeito da cidade, afirmou que ia asfaltar o desvio. Na semana passada, entregou o asfaltamento que começa na rua São Leopoldo, para quem vem de Montenegro pela RS 240.
Todo o trecho asfaltado à disposição de quem não quer pagar Pedágio. Mas especialmente da população do Bairro Rincão do Cascalho, que tinha que pagar R$ 11,90 cada vez que for a Missa, a Padaria, ao Posto de Saúde, etc…