Ação conjunta da Câmara por segurança na ERS-124

Na semana passada, o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costela, esteve em Montenegro atendendo ao chamado da Câmara de Vereadores.

Na pauta, os acessos da ERS-124, especialmente o do bairro Estação. Debaixo de chuva, Juvir viu in loco o fluxo de veículos e as dificuldades de acesso. Também recebeu um dossiê contendo informações sobre acidentes no trecho.

Infelizmente, mesmo que o Secretário tenha vindo logo a Montenegro e constatado o problema, as manifestações dos vereadores demonstraram preocupação com a agilidade na resolução.

A pressão vai continuar e os edis estão focados em buscar uma solução. O vereador Gustavo Oliveira, Progressista, já pediu apoio dos colegas para, se for necessário, utilizar as sobras do orçamento do Legislativo de 2025 para custear projeto para execução de uma rótula na ERS-124, no acesso ao bairro Estação.

O prefeito Gustavo Zanatta esteve presente somando-se ao pleito dos vereadores.

O governo das redes sociais e a realidade
Quem acompanha as redes sociais do governador Eduardo Leite e vive em outro estado, acredita que o RS é um estado onde tudo funciona e que o cidadão tem todos os serviços e direitos contemplados.

Além disto, imagina que a administração de Leite é moderna e eficiente. Na prática, os hospitais estão enfrentando uma das maiores crises. Não é só o HM. Não existem ações efetivas de contenção das cheias e as rodovias estaduais estão em estado precário, com deficiências na segurança, a começar pelo requisito básico da sinalização.

O vereador Talis Ferreira, na Tribuna da Câmara, na última sessão, demonstrou toda a sua indignação com tudo que vem acontecendo em relação a forma com que o Governo Leite vem tratando as demandas de Montenegro e do Vale do Caí.

Ele nos lembrou da modernidade da gestão que está sendo oferecida pelo Estado aos montenegrinos:

“Não tem cabimento as pessoas terem que acordar de madrugada para tirar uma ficha para fazer a identidade. E a responsabilidade é de quem? Do Governo do Estado. Aliás, todas as pautas que a gente vem tratando nos últimos dias, trata-se do Governo do Estado, que empurra todas as responsabilidades para os Municípios, porque o governo do Estado hoje se mostra ineficaz e falido em suas ações.”

Esperança no MP

Na última quinta-feira, 5, representantes da Câmara de Vereadores de Montenegro, estiveram em uma reunião com o promotor Vitor Hugo Catena Chiuzuli e a Corsan para tratar do abastecimento de água no município.

Pelo relato dos vereadores que representaram o Legislativo Municipal, para a Corsan, tudo está normal.

Foram debatidas questões como a coloração turva da água em alguns períodos, contas com valores abusivos — como casos de moradores que tiveram faturas saltando de R$ 200,00 para mais de R$ 1.000,00 — e interrupções frequentes no abastecimento, especialmente em finais de semana.

Os vereadores têm cumprido o seu papel, dentro das prerrogativas que a lei permite, uma vez que eles não têm poder de fiscalizar. Só podem denunciar e encaminhar aos canais competentes.

Agora que a Promotoria local está com time completo, por consequência com maior capacidade de trabalho, se renova a esperança de que o Ministério Público seja ágil e eficaz na defesa dos direitos da comunidade e dos cidadãos

O presidente Talis Ferreira e os vereadores Alemão Baumcar, Rivi Bühler e Clau Eberhardt representaram a Câmara.

E o Concurso Público?

A vereadora Ana Paula Machado, Podemos, realizou no dia 13 de março, reunião com representantes do Executivo Municipal, Servidores Públicos e do “Movimento Concurso Já” para tratar da realização de Concurso Público.

Na primeira sessão da Câmara após a reunião, ela, com entusiasmo, informou que a administração havia assumido o compromisso de realizar ainda no primeiro semestre Concurso para suprir vagas de professores e no segundo semestre de outras áreas.

Naquela oportunidade, a coluna alertou que dificilmente isto aconteceria.

No segundo semestre

Nesta semana, o Observatório consultou a administração municipal sobre o andamento do processo de abertura do Concurso Público. Recebemos a seguinte resposta: “Neste momento, a Administração Municipal está concluindo a fase de contratação da empresa que irá realizar a seleção. As provas ocorrerão no segundo semestre, com prioridade para a área da Educação”.

Com a experiência de acompanhar por mais de quatro décadas estes processos licitatórios e seletivos, é possível presumir que no primeiro dia do ano letivo de 2026, os professores aprovados em Concurso ainda estarão em processo de regularização.

Freio na contratação

Decisão dos vereadores aponta alerta vermelho. Desde a legislatura anterior, a Câmara tem aprovado dezenas de Projetos de Lei autorizando contratações temporárias.

Na semana passada os PLs 19 e 20 que autoriza a contratação de três Engenheiros Civil e um Arquiteto, respectivamente, foram aprovados. Porém o prazo foi reduzido de 12 para 6 meses.

Será um recado ao governo Zanatta? Traduzindo: quando será realizado o Concurso Público?

Doação de sangue

A vereadora Rivi Buhler fez uma indicação ao executivo Municipal, simples de ser executada, e de grande caráter humanitário. Ela está sugerindo que a Secretaria de Saúde realize convênio para coleta de sangue aqui na cidade.

O Hemocentro de Porto Alegre possui uma unidade móvel que se desloca para diferentes locais na região metropolitana para coletar sangue.

A intenção da parlamentar é facilitar o acesso de doadores. Montenegro já teve um Banco de Sangue, o que estimulava a doação.

Últimas Notícias

Destaques