A cidade deve apropriar-se de um representante na Assembléia

No primeiro dia do ano no Executivo Estadual teve início uma nova composição de governo, com mudanças no secretariado e na base de aliados entre os deputados. Já na Assembleia a nova composição assume em 31 de janeiro. Novos compromissos, alianças, apoios e oportunidades podem e devem se estabelecer.

Em 2018, Airton Lima foi eleito deputado estadual pelo PR com 25.679 votos, destes 216 foram registrados em Montenegro. Na época residia em Cachoeira do Sul e sua ligação com Montenegro se limitava a sua função na Igreja do Evangelho Quadrangular do Rio Grande do Sul, onde é Bispo e Pastor há mais de 40 anos.

Por questões familiares e da posição que ocupa na sua Igreja, passou a residir em Montenegro em 2019. Durante a legislatura 2019-2022 a visibilidade do deputado, enquanto representante de Montenegro e região, foi imperceptível para a população. Tanto é verdade que nunca se falava que Montenegro tinha o seu representante na Assembléia.

Na eleição de 2022, Airton Lima, agora pelo Podemos, fez em Montenegro 352 votos e no total 27.116, mas não se reelegeu, ficando na primeira suplência. Na formação do secretariado, o governador Eduardo Leite chamou o deputado eleito Ronaldo Santini, para ocupar a pasta do Desenvolvimento Rural e assim viabilizou a permanência de Airton Lima na Assembléia.

Mesmo que o deputado Airton Lima não tenha seu domicílio eleitoral em Montenegro, a cidade não deve desperdiçar a oportunidade de apropriar-se deste representante no parlamento gaúcho. Pouco importa se o partido do deputado não é conhecido em Montenegro, ou se nenhuma liderança ou vereador fez campanha na cidade para ele.

A sociedade montenegrina, em todas as suas instâncias, sejam elas políticas, Executivo, Legislativo, sindicatos, entidades associativas e beneficentes podem e devem partilhar e encaminhar as reivindicações da população ao deputado Airton Lima. A ele cabe demonstrar, no exercício de seu mandato, se de fato quer ser reconhecido como representante de Montenegro na Assembleia Legislativa.

O deputado afirmou em entrevista ao Estúdio Ibiá, em setembro de 2022: “Estou muito focado na questão da nossa rodovia estadual, a 287. Tenho solicitação aqui da região, do pessoal do bairro Santo Antonio, dessa travessia que precisa de uma passarela. São muitos acidentes, até com fatalidades, que poderiam ser evitados. Então, essa é uma das pautas que, caso reeleito, nós vamos trabalhar muito; cobrando do Estado e indo buscar em Brasília recursos.”

Esta com certeza é a nossa primeira cobrança ao deputado estadual Airton Lima.


Quarto mais votado
O candidato a deputado estadual pelo PT, em 2022, Emanuel Hassen de Jesus, mais conhecido por Maneco, será um dos braços do Ministro Chefe de Comunicação Social Federal (Secom), o deputado Gaúcho Paulo Pimenta. Ele assumiu o cargo de Secretário de Comunicação Institucional do Governo Federal.

Cabe lembrar que Maneco foi o quarto candidato a deputado estadual mais votado em Montenegro, fazendo 1.264 votos. Somente os candidatos locais fizeram mais votos do ele aqui em Montenegro. Prefeito de Taquari por dois mandatos consecutivos, e agora com sua participação no governo petista, se consolida como uma importante liderança da região.

Foto: instagram

Sempre disponível
Outra boa notícia é que Maneco sempre foi um político muito atencioso e disponível. Ao Ibiá, tanto para o impresso, quanto para o digital no Estúdio Ibiá, concedeu inúmeras entrevistas. Ele esteve na presidência do Farmurgs , na Gestão 2020/2021, no pior momento da pandemia Covid 19. Atualmente faz parte da diretoria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), sempre militando na defesa dos Municípios, mais recentemente nas questões ligadas ao Piso nacional dos Professores e da Enfermagem.


Agenda de Entrevistas
Terça – 10/01 – 12h – Prefeita de Maratá Gisele Schneider
Quarta – 11/01 – 19h – Prefeito de Montenegro Gustavo Zanatta
Transmissão pelo Facebook, Youtube do Jornal Ibiá e pelo aplicativo da Rádio Ibiá Web
Envie perguntas até terça as 10h pelo WhatsApp 996441676


Decisão certa
A colocação de faixas elevadas para pedestres ou lombadas, na RSC 287, com o objetivo de oferecer mais segurança na travessia de pedestres, resultou em mais polêmica. Embora já tenha sido noticiado, escrito e falado a viabilização de um projeto arquitetônico com elevadas, levaria um tempo demasiado de espera.

A administração Zanatta usou todo o seu capital político para articular e conquistar a instalação destas rotatórias, sem ter que destinar vultuosos recursos do município, que deixariam de ser aplicados na saúde, educação, entre outras necessidades.

Sinalização precária
A colocação das referidas faixas elevadas deveriam ter sido precedidas de uma forte sinalização, tanto vertical quanto horizontal. Na quinta à noite, os motoristas, acostumados a trafegar pelo trecho e também aqueles que raramente passam por ali, foram surpreendidos com um forte impacto. Vários relatos chegaram a Redação do Ibiá de motoqueiros que tiveram queda, ao sofrer o impacto da lombada.

Em função da gravidade da situação, o Departamento de Transporte e Trânsito, a Defesa Civil e a Guarda Municipal da Prefeitura de Montenegro realizaram intervenções no local para melhorar a visualização. Mais uma vez o Município tendo que agir para atenuar as consequências de ações não planejadas com a devida segurança.

Após todos os transtornos e pequenos acidentes, a EGR realizou a sinalização horizontal, com pinturas na pista e colocação de uma placa horizontal. A sinalização ainda é precária, pois deveria haver avisos ao menos a 200/300 metros antes.

Iluminação
A administração Zanatta está avaliando assumir a instalação da iluminação no local. Esperamos que este assunto seja desenrolado e executado com a agilidade necessária. Com boa iluminação é possível visualizar a sinalização de pista. Como está é bem difícil para a visão dos motoristas.

Últimas Notícias

Destaques