Magia pressupõe uma pratica baseada na crença de que se pode manipular os efeitos, naturais ou não, com o objetivo claro de alterar o curso ou a lógica das coisas.
Da mais simples à mais perversa (Magia de palco ou Magia Negra), o que se opera é de forma oculta. O segredo do “ilusionista” nunca pode ser revelado.
Magia é a arte da ilusão, um espetáculo no qual o ilusionista atua desviando a atenção de onde o que é real está acontecendo. A Magia Negra, com seu sentido de obscuro, lança uma névoa densa e tenebrosa sobre o campo da visão.
Não vou entrar no mérito religioso,místico ou ritualístico da questão. No entanto, o caráter psicológico da Magia traz algo a ser explorado. Falo da manipulação de forças para fins pessoais, destrutivos, danosos ou maléficos.
Se, neste exato momento, estivéssemos sob o efeito da mais pura Magia, qual delas seria e quem seria o responsável?Você pode estar se perguntando se eu realmente acredito em Magia. Respondo, parafraseando um grande nome da psicologia: “Eu não preciso acreditar. Eu sei.” Então, sim, ela existe. E ela impossibilitada enxergar o necessário.
Do ponto de vista psicológico, somos extremamente hábeis em praticar Magia. De forma muito especial, a Magia Negra. Esta “força” maléfica que “bloqueia caminhos”, “tranca realizações”, impede o atingimento de metas, destrói relações e que enlouquece.
Então, esta é a verdadeira Magia Negra: quando fechamos os olhos para a história; quando lançamos sobre o outro a força do fracasso da nossa própria expectativa; quando destruímos os sonhos do outro por não termos atingido os nossos; é o político que desvia dinheiro; é a fraude contra a previdência; é perdoar a dívida bilionária dos bancos e fazer o povo acreditar que a culpa da “quebra” da Previdência é por conta do salário mínimo da “dona Maria”; é o crime ambiental; a barragem que mata; é fazer acreditar que o “Agro” é “pop”, e “tudo”; é acreditar que “porrada” e “tiro” substituem a educação; é crer que a diversidade (e não a intransigência)destrói o futuro; é fazer acreditar que a terra é plana; que o nazismo foi um movimento de esquerda; que meninas vestem rosa e meninos vestem azul; que 80 tiros são por acaso.
Os alquimistas falavam sobre a “troca equivalente”, e que tudo cobra um preço justo. A vida faz lembrar que tudo o que for feito volta para quem fez. Se você anda praticando “Magia Negra”: cuidado!A qualquer momento a vida pode cobrar sua conta!
O pior de qualquer Magia é não permitir enxergar.
Paz e bem!

Deixe seu comentário