Existe um ditado bastante popular que diz: “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Remete ao sentido de que, a vida dos outros sempre parece ser melhor do que a nossa. Você está no seu quintal, olha para o lado e enxerga ela: a grama do seu vizinho, que tem um tom de verde extraordinário e está impecável.
Então, olha para a sua e vê que há manchas causadas pelo sol, áreas em que a terra aparece, além de pequenas pragas. Ao fazer essa comparação, você tem a mais absoluta certeza de que o gramado do seu vizinho é perfeito, enquanto o seu está cheio de imperfeições. Essa metáfora se aplica, da mesma forma, para qualquer outra situação da vida.
Ela pode ser apenas uma metáfora. Mas, quando ouvimos pessoas dizendo que, em outras cidades; sejam elas vizinhas ou não a nossa, é melhor de se viver, é o mesmo que idealizar o cenário e ambiente perfeito. Contudo, sem conhecimento de causa.
Em 1913, a então Vila de São João do Montenegro era elevada a categoria de cidade. E, de lá para cá, muita coisa mudou. Inclusive a nossa grama, verdinha e bonita. Assim como a de nossos vizinhos. Todos, cidade e população, passaram por mudanças. Hoje somos mais de 65 mil habitantes.
Segundo dados oficiais do IBGE, de 2022 , ela é formada por vinte e sete bairros. Nestes, são mais de 530 ruas, além de outras 70 que aguardam denominação. A cidade cresceu demais como diz o povo. Com esse crescimento também é preciso encarar os desafios que encontramos para que possamos cuidar da ex-vila de São João, com muita sabedoria, comprometimento e uma equipe de gestão eficiente.
Hoje, contamos com um prefeito que se preocupa com as pessoas e com as demandas da comunidade. Aos poucos Gustavo Zanatta vem mostrando resultados de seu trabalho. “ OS GURIS ‘’colocaram o município de Montenegro em sexto lugar, no ranking gaúcho, entre as melhores cidades pra se viver. Mas ainda há quem diga, que o gramado do vizinho é mais verde.
No interior a população também cresceu. Para se ter uma ideia deste crescimento só na localidade da Costa da Serra são 1800 habitantes. Na Fortaleza já ultrapassa os 900. E, sendo assim, nossa atenção também está voltada para nossa gente do interior. No início da semana anterior estive reunido com moradores da localidade da Rua Nova. Lá, fizemos um pedido de providência para manutenção da iluminação pública. O trabalho foi executado com muita dedicação pelos servidores, afinal, sem eles também não caminhamos, não fazemos. Somos um grupo. E uma andorinha só, não faz verão. Meu agradecimento a eles a e administração ficou registrado nas minhas redes sociais. Ainda assim, os maiores desafios estão nos bairros da zona urbana. Como vereador, entre as minhas atribuições, está a de fiscalizar. Contudo, não é uma ação de, simplesmente jogar as palavras ao vento, com xingamentos que não vão nos levar a lugar algum. Meu compromisso maior é observar a demanda e realizar o pedido de providência através do meu gabinete. Sejam pedidos de reuniões com os titulares responsáveis da pasta, ou de providências, como o que foi realizado na Rua Nova. Depois, sim cobrar a execução. Para que a minha grama fique tão ou melhor que a do meu vizinho é necessário trabalho. Afinal, nenhuma grama, verdinha, é irrigada sozinha.