Tenho muito orgulho e satisfação por trabalhar ativamente com a Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania. Desde o início do meu mandato, tenho procurado estar presente auxiliando, colaborando e trabalhando em conjunto para que os projetos desenvolvidos pela SMHA saiam do papel e alcancem êxito.
Hoje, a SMAHD desenvolve 15 projetos que são: regularização fundiária, Banco de Perucas, banco de alimentos, cabide solidário, adote um profissional, espaço de atendimento ao migrante, criança feliz, famílias fortes, centro de convivência esperança, banco de dados, estudar gera benefícios, pré egresso, família acolhedora, cozinha solidária e nosso lar.
Pode-se observar que o atendimento realizado pela SMHAD é amplo e abrange diversas áreas da vida do cidadão. É uma rede de profissionais atuantes das mais diversas áreas com um único objetivo: reintegrar o cidadão em situação de vulnerabilidade a sociedade de forma digna e com capacitação profissional.
Na questão fundiária, o setor responsável, neste ano, entregou quarenta e nove termos de posse, 50 termos de uso e estão para ser entregues mais de trezentos termos de posse. É um trabalho minucioso que dá a família a dignidade de posse de sua residência. Sabemos que têm famílias que estão esperando, almejando por este documento há mais de vinte ou trinta anos. A regularização fundiária traz dignidade para as famílias envolvidas e organização do território e das contribuições para o município.
O projeto adote um profissional atendeu trinta pessoas. Os profissionais da SMHAD preparam o futuro profissional com qualificação adequada que vai desde a elaboração do currículo, passando por curso que prepara para entrevista até formação em escolas privadas conveniadas com a prefeitura. Há parcerias com empresas tais como a JBS, ESB do Brasil e Unimed.
Outro projeto interessante desenvolvido pela SMHAD é o Banco de Perucas. Este projeto tem o objetivo de doar perucas para as mulheres que estão em tratamento contra o câncer. Sabemos que o tratamento contra o câncer é agressivo e um dos efeitos colaterais é a queda de cabelo o que causa uma baixaautoestima na mulher.
Criança Feliz é mais um projeto que nos orgulha muito. São atendidas crianças de zero até três anos de idade e tem mais de cem beneficiários. Em alguns casos o cuidado é complementar ao que é feito pelas creches em outros é completo, já que há crianças que não frequentam creches. São feitos trabalhos de higiene, saúde, capacitação motora e da fala.
Abrangendo todas as faixas etárias, a SMHAD desenvolve, com adolescentes de 10 até 14 anos o projeto Famílias fortes. São trabalhados alguns temas de conscientização, tais como violência doméstica, alcoolismo, amizade e regras em casa. Neste ano, a Secretaria formou a primeira turma.
Sinto muito orgulho e também me considero um privilegiado por participar ativamente dos projetos da SMHAD. Estou sempre a disposição da equipe de profissionais que exercem suas funções na Secretaria. Temos a plena consciência que o poder executivo montenegrino dá muito mais que o peixe. Nós estamos ensinando a pescar.