Preste atenção e observe: estamos rodeados por árvores, seja no centro urbano, em campos, terrenos no interior, em quintais de casas e até mesmo em varandas de apartamentos. As árvores estão espalhadas por todas as partes e por um bom motivo, pois elas trazem inúmeros benefícios.

As árvores possuem o poder de absorver o gás carbônico (CO2) e liberar oxigênio, melhorando a qualidade e umidade do ar, amenizam a temperatura, oportunizam conforto, sombra, flores e frutos, filtram a água, evitam enchente e podem até mesmo, absorver ruídos e o barulho dentro de casa e na cidade. Sem contar que elas deixam qualquer lugar mais bonito. Poderia listar aqui diversos outros benefícios que as árvores têm na vida das pessoas.

Cada vez mais os municípios buscam ideias de projetos que conscientizam a importância de cuidar do meio ambiente. Em meados dos anos 2000, um projeto chamou à atenção na Europa. Foi na cidade de Lausanne, na Suíça, onde a prefeitura local teve a ideia de lançar um projeto que previa a plantação de uma árvore para cada bebê nascido naquela cidade. Outro exemplo aconteceu em Bruxelas, capital da Bélgica que lançou a campanha de plantio de árvores para cada um dos 3 mil bebês nascidos por ano. Alguns anos depois, o projeto chegou ao Brasil. Algumas prefeituras por aqui começaram a implantar o programa, cada uma com sua metodologia.

Projetos como esses nos servem de inspiração na Câmara de Vereadores de Montenegro. No dia 23 de setembro, encaminhei uma indicação para que a Prefeitura Municipal estude a viabilidade de criar o projeto também na nossa cidade. Este projeto tem por objetivo incentivar a preservação do meio ambiente e a promoção da educação ambiental, por meio do plantio de uma muda de árvore, preferencialmente em áreas públicas, a cada registro de nascimento de criança em cartório.

Essa iniciativa é uma excelente forma de compartilhar a responsabilidade e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente desde pequeno. Plantar árvores no nascimento de uma criança é celebrar uma nova vida e uma boa maneira de conscientizar sobre a importância da natureza em nossas vidas. Desta forma, estaremos desenvolvendo os princípios da educação ambiental, oportunizando novos conhecimentos e fomentado sobre a importância da conscientização ambiental para aqueles que serão o futuro da nossa cidade.

Nos últimos dias estive reunido com o Secretário Municipal de Meio Ambiente José Clébio Ribeiro da Silva, na sede da secretaria, para apresentar o projeto ao executivo. Na ocasião, o secretário e toda a sua equipese colocouà disposição para trabalhar junto na construção e implantação deste projeto na cidade. O próximo passo será a realização de uma nova reunião unindo o executivo com o Oficial do cartório de registro civil de Montenegro para analisar e avaliar a dinâmica de como o projeto será executado. De acordo com o Oficial do Cartório, Montenegro registra cerca de 100 nascimentos por mês, mais de mil crianças ao ano. Isso significa que seriam plantadas mais de mil mudas de árvore no ano.
Entendo que os projetos de arborização são de vital importância para o meio ambiente. Quanto mais árvores tiver em nossa cidade, melhor. Porém, são várias as condições exigidas para o plantio de uma árvore para que não acarrete nenhum tipo de inconveniência para a população, e sim, para que desempenhe um importante papel na melhoria da qualidade de vida da população.

Se essa moda se espalhar por Montenegro,teremos uma cidade mais verde e mais pessoas engajadas na preservação ambiental, desde cedo.

Deixe seu comentário