Fui convidado pela equipe do Ibiá para retornar a minha coluna semanal no jornal.
Vamos nos encontrar neste espaço para falar sobre política, assuntos e projetos que envolvem a cidade de Montenegro e meu trabalho como vereador no legislativo.

Hoje, quero trazer um assunto que estamos tratando desde o início do ano: a decoração do Natal. O Natal é uma das épocas mais mágicas e especiais do ano. Em todo o mundo as festividades do Natal são aguardadas pela população. Por isso, muitas cidades afora capricham na decoração para ajudar as pessoas a mergulharem no verdadeiro clima das festas de fim de ano, com luzes, shows e enfeites.

É neste sentido que o Poder Público precisa começar a pensar. Parece cedo, mas é preciso planejar o Natal com antecedência para que nenhum problema ocorra durante o caminho. A falta de planejamento no setor público pode colocar em risco os serviços prestados à população, causando prejuízos também aos cofres públicos do município.

A maioria das cidades começa a planejar as suas ações de Natal ainda no início do ano. Um exemplo disso é a cidade de Dois Irmãos, onde o planejamento acontece a partir do mês de fevereiro, para ser executado na metade de novembro, com a programação se estendendo até a primeira semana de janeiro. O Natal por lá é conhecido como “Natal dos Anjos”.

A cidade é uma referência no estados em se tratando de festejos natalinos. São quase três meses de programação, com shows, espetáculos e diversas atrações. As ruas por lá ganham luzes, brilho e a magia do Natal. Tudo isso porque existe uma equipe responsável pela organização, que envolve o setor público, a comunidade, entidades e empresas parceiras.

No início deste mês, reunimos uma comitiva para conhecer o funcionamento do Natal realizado no município. Fizeram-se presentes no encontro, a Associação Comercial e Industrial de Montenegro/Pareci Novo (ACI), Diretoria de Turismo e Departamento de Cultura de Montenegro, Sindilojas e Sesc Montenegro.

O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento dos trabalhos e a estrutura que a cidade tem para a decoração de Natal, a fim de obter modelos e exemplos de eventos natalinos que possam ser aplicados também em Montenegro. Afinal, a cidade de Dois Irmãos se assemelha mais com a nossa realidade.

Além disso, também requeri uma reunião na Câmara de Vereadores para tratar especificamente sobre o assunto. Ano passado, por algumas questões contratuais, envolvendo o município e a empresa contratada para fazer a decoração, em cima da hora, não tivemos uma decoração que transmitisse a verdadeira magia do Natal.

Porém, tudo na vida é aprendizado. Agora é hora de baixar a cabeça e começar a pensar o Natal deste ano.

A nossa reunião está agendada para acontecer no dia 25 de maio, às 9h, na sala de reuniões da Câmara. Foram chamados para o encontro os representantes do Poder Executivo, Sindilojas, ACI, Amarti, Fundarte e Sesc.

Queremos tornar o Natal mais belo em Montenegro. Afinal, somos a Cidade das Artes, e nada mais justo que envolver nossos os artistas locais, setor público e privado, em uma mesma iniciativa.

Deixe seu comentário