Podemos dizer que Montenegro é uma cidade privilegiada. O município conta com diversos pontos turísticos que podem ser desfrutados pelos visitantes, através de suas belezas naturais, arquitetônicas, culturais e históricas.

Poucas cidades do Estado, por exemplo, possuem o privilégio de contar com uma orla na beira de um rio. Montenegro tem o Cais do Porto das Laranjeiras.

Inaugurado em 1904, o porto da cidade sobre o rio Caí era ponto de desembarque das famílias de imigrantes que vinham de Porto Alegre em direção às novas colônias. A orla é um orgulho aos montenegrinos, principalmente pela sua beleza.

Hoje, o Cais do Porto é muito utilizado pelos adeptos de caminhadas e mateadas, que aproveitam o início e fim do dia para usufruir do espaço. Recentemente, a orla recebeu bancos, quiosques e calçadão em quase toda a sua extensão.

O rio Caí, considerado um cartão postal da cidade, também é um atrativo. O local é um dos pontos preferidos dos amantes da pesca amadora. É um espaço muito frequentado por turistas e munícipes que apreciam a atividade tanto para o esporte, quanto para o lazer.

As pessoas que utilizam o local para a prática da pesca vêm aumentando cada vez mais, atraindo pescadores de todas as cidades do estado, principalmente de moradores da serra gaúcha. Muitos destes pescadores são vistos diariamente na beira do rio.

Por essa razão encaminhei para o governo municipal uma indicação de criação de projeto para instalação de um píer de pesca. O município mostrou interesse em ouvir essa ideia e solicitou uma reunião na casa legislativa para tratar sobre o tema.

Além disso, ainda temos outros pontos turísticos. O Parque Centenário é um dos meus favoritos. Um lugar para praticar esportes e aproveitar com toda a família.

Temos ainda a estação Férrea de Montenegro. Um ponto que foi referência das mais importantes rotas comerciais do Rio Grande do Sul. Erguida em 1909 e tombada pelo patrimônio histórico e artístico do Estado. Hoje, conhecida como Estação da Cultura, oferece exposições, oficinas de educação, história da arte e muito mais.

Outro ponto turístico é avistado de longe pelas pessoas que chegam ao município. O Morro São João, localizado no centro da cidade, possui uma estrada de acesso e dois mirantes. Diz a lenda que o Morro é um gigante adormecido.

Considerando esses como os principais atrativos turísticos de Montenegro, encaminhei também outra indicação à administração para a criação de uma rota e percurso de treino para a realização de atividades físicas, passando por esses pontos.

A proposta nada mais é que promover uma rota de treino ao ar livre com a sinalização de placas e instalação de equipamentos de musculação e atividades físicas, incluindo na rota, a Estação da Cultura, beira do rio do Cais do Porto das Laranjeiras, Morro São João e Parque Centenário.
Desta forma estaremos incentivando a realização de atividades físicas e ao mesmo tempo, promovendo o turismo do município.

Essas são apenas algumas das ideias que estamos desenvolvendo no início do meu mandado de vereador, pensando no desenvolvimento e fomento do turismo local.

Deixe seu comentário