A moda não se aplica somente às roupas, diz respeito também às marcas, que remetem a uma constelação de significações onde a imagem de si e a dos outros, bem como a história individual e coletiva, desempenham um papel determinante. O inglês Charles Fredirick Worth, por volta de 1870, determinou sua própria revolução ao inventar o termo couturier- do francês costureiro, para auto definir-se como artista cuja a visão de mundo deveria ser respeitada e deixar de ser visto como “um artesão qualificado”. Worth passou a assinar suas criações, sendo o inventor da etiqueta, a marca de moda.
Assim, o fenômeno social que a moda representa foi consideravelmente transformado e as ideias de Worth tornariam o século seguinte marcado pela presença de costureiros, que perpetuaram seu trabalho, como Paul Poiret, primeiro a criar um perfume com sua assinatura, reforçando-se como marca. E de sua rival, Gabrielle Coco Chanel, na França, que além de criadora de novos conceitos para a moda, tornou-se uma personalidade a ser seguida, firmando que o fato de que “ser vestido por um deles” era um privilégio.
A imagem de uma marca corresponde ao conjunto das associações estocadas por nós, consumidores. Que devem satisfazer imperativamente, a três critérios: serem favoráveis, fortes e únicas. A partir do momento em que uma marca empresta valor ao produto, ganha uma maior relevância, embute em si um relacionamento prévio com o consumidor. A pesquisadora Adriana Valese considera que “No mundo globalizado em que vivemos, somos conectados uns aos outros por meio de uma teia de marcas. Elas se originaram como forma de proteção ao consumidor, passando a representar uma garantia de confiabilidade, qualidade e posição social.” Você já pensou sua relação com as marcas de moda que consome?
O Vestir e a Cidade:
Turma bossa nova nos anos 1960: Valdoir Oliveira e Maria Elisabeth Krauspenhar- a querida Prof. Betinha, Sérgio Müller, as manas Ivana e Maria Ramalho e Sergio Kehrwald. Colaboração da amiga Ivana Ramalho.
Você tem alguma foto histórica sua ou de alguém especial vestindo algum traje de época? Vamos adorar publicar neste espaço! Envie para o nosso Facebook ou e-mail [email protected]
Olhares:
Chá da Ana: Prestes a subir ao altar, Ana Clara Negruni recebe as amigas na Easy Home, da cunhada Monique Machado para brunch na tarde de hoje.
Doces lembranças: As manas Marta Vargas com seus quitutes, e Márcia Schüler da Quinta Valentina, que comemora 4 anos, recebem hoje no Espaço de Arte Nonô Jazz para o “Chá das 3”.
Praia Delas: O Atelier Elas lançou no final da tarde de ontem sua nova coleção de moda praia com recepção para as bonitas da cidade que conferiram as peças de confecção própria.