Fernanda Montenegro aos 90 anos
Jane Fonda sendo algemada nas escadarias do Capitólio

Particularmente, nada foi mais chic, emblemático e representativo nos últimos tempos em que, segundo o personagem Coringa (2019) na imperdível interpretação do ator Joaquim Phoenix, as pessoas andam péssimas (vou levar essa afirmação pra vida!) do que ver a imagem da estrela de cinema Jane Fonda vestindo aquele maravilhoso “trench coat- casaco de trincheira” vermelho na escadaria branca do Capitólio, em Washington (EUA). Sendo algemada enquanto protestava com um grupo de ativistas do movimento “Oil Chage International”, cuja a principal causa é lutar contra os danos climáticos nocivos causados ao planeta pela indústria, aos 81 anos de idade.

Joaquim Phoenix, o Coringa. Ainda em cartaz no Cine Tanópolis!

Do alto dos seus 60 anos de carreira e 50 como ativista, Jane nos deu um show de inteligência e ousadia, trazendo a todas nós, mulheres das gerações posteriores à sua, segundo a colunista Nina Lemos, do site Universa, a questão “o que somos perto dela?” Rock n’ roll puro.

Se pensarmos no contexto privilegiado do qual a atriz faz parte, nas férias luxuosas das quais abriu mão para se mudar para a capital do seu país

Melania Trump e seu casaco usado em 2018: Eu realmente não me importo

para tomar uma atitude por uma causa relevante e ainda assim assumir o risco de ser presa. Sim senhora, presa! Jane está usando seu poder para chamar a atenção de todas as pessoas pela sua causa? Evidente. E assim como a Fernanda Torres escreveu na carta “Mãe”, ao celebrar os 90 anos da sua, Fernanda Montenegro, Jane Fonda, absoluta da posição e do papel que ocupa no mundo, é uma mulher do agora.

Para Melania Trump, primeira dama dos Estados Unidos e também atual residente da capital, fica meu recado: “se eu sou tu guria”, tiro esse casaco barato e cheio de indiferença e peço umas aulas de poder pra essa deusa, talvez ela possa te ajudar. Enquanto há tempo.

O Vestir e a Cidade:
No coquetel de formatura, todas vestindo saias na mesma altura “Dior” (a 40cm do chão) as formandas do Ginásio, turma de 1961, do Colégio São José. Alguém se identifica na foto? Colaborou a amiga Nanci Pereira.

Você tem alguma foto histórica sua ou de alguém especial vestindo algum traje de época? Vamos adorar publicar neste espaço! envie para o nosso Facebook ou e-mail fernandaisse@gmail.com

Olhares:
Aquarela em Movimento: O Espaço Aquarela abriu suas portas para a comunidade na noite de segunda, dia 14 para o bate-papo “O movimento lúdico no crescer” idealizado por Jordana Lopes e Mateus Alberti Marques, que contou com a participação de profissionais da educação física e das artes como Guilherme e Débora Holderbaun, Marcos Guarani e Bianca Leitão.

Fotografando II: Depois do sucesso da primeira edição, Juliana Moscofian promove em parceria com a Solução Centro de Ensino, o workshop Fotografando Com o Celular na próxima quinta-feira, dia 24. As vagas são limitadas.

Professores: Todo o nosso carinho, respeito e admiração aos Professores pela passagem de mais um 15 de outubro.

Deixe seu comentário