Oscar Wilde afirmava para quem quisesse ouvir: “só os idiotas não julgam pelas aparências”.Relembrei de tal frase quando chegou em minha mãos o anúncio de um curso, desses bem inovadores e voltados à negócios na Internet, em que junto à chamada, constava a imagem de uma jovem, a ministrante do curso em questão, usando um adereço de cabeça um tanto inusitado: orelhas e chifre de unicórnio em pelúcia e ao invés de um sorriso, a língua de fora. Fui conferir seu currículo, repleto de qualidades, incluindo a docência universitária. Diante de tal retrato, pensei comigo: A imagem profissional, aquela asseada, alinhada no vestir e um tanto pretenciosa (ok!), está com os dias contados. Já que, a moça em questão tem suas redes sociais repletas de seguidores.
Evidente que o hábito não faz o monge e que aqueles manuais sisudos do início deste século, que nos recomendavamter um vestido “pretinho básico” e um blazer azul marinho soam um tanto ultrapassados, mas onde eu estava quando um adereço infantil virou convite para uma qualificação?
Grande professor, e médico Lair Ribeiro aponta em suas sábiaspalavras que “na vida, somos julgados por quatro situações: o que fazemos, nossa aparência, o que falamos e o modo como falamos. O modo como descreve a sua contribuição para o Universo, juntamente com sua aparência e o conteúdo da conversa, constituem fatores importantes no seu poder de influência. Uma pessoa adequadamente vestida para determinado contexto tem um impacto positivo, e o visual passa a ser vantagem estratégica”. Será que os cuidados com a imagem pessoal ainda fazem algum sentido? Em um país em que o Presidente da República se apresenta em ambiente e traje formal calçando chinelos modelo “Ryder”, tenho cá minhas dúvidas. A generosidade diante do olhar do outro anda bem esquecida, e idiotizada.
Olhares:
VI Feijoada: Realizada no último sábado, dia 28, a Feijoada Com Festa, promovida pelo Clube Riograndense, estava maravilhosa, e a animação do Pagode Puracaso, excelente. Parabéns à toda a diretoria do clube, pela dedicação e empenho nos eventos. Esperamos a próxima!
VIII Chá das Cinco: Hoje à tarde as engajadas patronesses da nossa cidade recebem as amigas com suas caprichadas mesas na VIII edição do Chá das Cinco, em benefício ao Abrigo Menino Jesus de Praga.
Nei Lisboa: Querido por todos, o cantor e compositor Nei Lisboa se apresenta hoje às 21h no Espaço de Arte Nonô Jazz.
Lovers Na Ramiro: Os românticos Latin Lovers aquecem o coração do público em noite latina hoje, no Na Ramiro.
O Vestir e a Cidade:
As irmãs Neusa e Odete de Moura Viegas em seus elegantes tailleurs no fim da década de 1960. Colaborou querida Claudia Mello Lenhardt, filha da Neusa.
Você tem alguma foto histórica sua ou de alguém especial vestindo algum traje de época? Vamos adorar publicar neste espaço! Envie para o nosso Facebook ou e-mail [email protected]