Uma história de muitas conquistas

Ter um dia especial é apenas um símbolo, um dia para lembrar as conquistas, comemorar, refletir. Por isso, embora todos os dias sejam delas, o 8 de março, hoje, é o Dia Internacional da Mulher. Há diferentes versões sobre a origem da data, mas, em comum, a referência a um período de busca das mulheres por seus direitos e espaço no mercado de trabalho e na sociedade.

Ao longo da história, felizmente houve muitos avanços e as mulheres têm muitas conquistas a comemorar. No mercado de trabalho, elas conseguiram espaço e valorização. Já são muitas em setores que até um passado recente eram dominados pelos homens, como a construção civil, por exemplo.

Sua sensibilidade, senso de organização e de responsabilidade são, inclusive, diferenciais na hora de disputar uma vaga com os homens. Já tivemos mulheres na presidência da República, no governo do Estado e os montenegrinos já elegeram também uma mulher para o comando da Administração Municipal.

Houve avanços também na vida pessoal e em sociedade. As mulheres passaram a poder optar por constituir ou não uma família, uma conquista que iniciou a partir da disponibilidade dos anticoncepcionais e vem se solidificando com as mudanças da sociedade, onde uma mulher escolher não casar já deixou de ser incomum.

Embora os avanços, ainda há trabalhadoras com salário inferior ao do homem que exerce a mesma função; assim como existem aquelas que não recebem o merecido respeito, são humilhadas e até mesmo agredidas fisicamente. Há muitas conquistas a serem buscadas, mas, no balanço, as vitórias se sobressaem.

Últimas Notícias

Destaques