É chegado o momento de homenagear os integrantes de duas classes profissionais vitais à sociedade. Neste domingo, 25 de julho, é festejado o Dia do Colono e do Motorista. As homenagens se repetem a cada ano e assim tem de ser, afinal, falamos de profissionais extremamente relevantes, mesmo que, infelizmente, nem sempre valorizados. Neste 25 de julho de 2021 as comemorações ainda estão mais tímidas que o tradicional, em função da pandemia que mudou tantas outras coisas. Ainda assim, a data não pode passar despercebida e precisa servir de incentivo à reflexão de todos.

Muita gente talvez sequer tenha se dado conta, mas nunca tivemos tantas coisas entregues em nossas casas e endereços profissionais como agora. De roupas até móveis. De eletrônicos a uma refeição rápida. O presente para um amigo ou até mesmo a compra do supermercado. O que muitos tendem a ignorar é que algum – ou alguns – se arriscaram para que o seu produto chegasse ao conforto do seu lar. Este é apenas um exemplo da importância crescente que os motoristas têm na nossa rotina, sejam eles de caminhão, carro particular, ônibus, taxistas ou os que cruzam as cidades trabalhando por aplicativo. Todos têm o seu valor e devem ser respeitados.

O mesmo pode e deve ser dito a respeito dos agricultores. Com ou sem pandemia, o alimento chegou na sua mesa porque o agricultor seguiu produzindo. Dos grandes nomes do nosso agronegócio – responsável por parte considerável do PIB do Rio Grande do Sul e do Brasil – aos valorosos representantes da agricultura familiar, nosso interior é repleto de fontes de orgulho. Terra produtiva, tratada por mãos de trabalhadores dedicados e que logo ao raiar do dia – quando não antes – estão na lavoura, garantindo o sustento da família e abastecendo quem vive na cidade com o precioso resultado de seu ofício.

Tanto os colonos quanto os motoristas merecem mais do que parabéns, e o ano todo. Merecem respeito, remuneração justa, condições de trabalho em segurança e incentivos para seguir cumprindo suas missões. Na hora que você descer do ônibus hoje ou neste final de semana, parabenize o motorista. Mas, nos outros dias, lembre que ele também merece ser tratado com educação e cortesia. É bom parabenizar os produtores rurais hoje, mas é melhor ainda prestigiar o resultado de seu trabalho sempre. É o respeito diário às categorias que garante à sociedade profissionais dedicados às suas áreas de atuação. Parabéns colonos. Parabéns motoristas. Contamos com vocês!

Deixe seu comentário