Existem eventos que ultrapassam suas áreas e alcançam sucesso que vai muito além de números e estatísticas. É o caso da Trilha do Carvão, que ocorreu no último final de semana, em Brochier. Números, sim, eles existem e são muito relevantes. O evento chegou à sua 6ª edição, reunindo público de 20 mil pessoas e 3.451 motos participantes nos três dias de atividades.
Mais importante, porém, é a força que o evento mostra na comunidade. Os trilheiros passam com seus veículos por propriedades que cortam o interior de Brochier e de Maratá. Isso faz com que a organização precise começar muito antes e haja uma preocupação com o relacionamento junto aos agricultores. Há quem acredite que os moradores poderiam não gostar, afinal, a chegada de milhares de visitantes afasta – temporariamente – a tradicional tranquilidade interiorana. Mas existe uma fraterna relação entre os trilheiros e as comunidades por onde passam. Sinal do respeito com o qual são tratados.
As comunidades são, sim, destino de recursos da trilha. Esta, portanto, vem assumindo também um importante papel social, já que recursos oriundos da trilha são repartidos entre uma série de entidades. O evento importante para quem curte motociclismo se torna importante para quem nunca ouviu falar disso e que não nutre nenhum entusiasmo por motos ou barro, mas que vê as benfeitorias que ficam pelas localidades.
É preciso destacar, ainda, que a Trilha do Carvão não é um evento organizado pela Prefeitura de Brochier. Nada contra as atividades promovidas e mantidas pelas administrações públicas, mas é muito bom ver quando um grupo de pessoas se organiza e gera algo desta relevância sem que a prefeitura precise se envolver. Reclama-se muito de cidades maiores, como Montenegro, não conseguirem realizar festas ou eventos de grande público e representatividade. E isso é digno de reclamações, afinal toda cidade merece ter os seus festejos culturais. Porém, Brochier prova que é possível arregaçar as mangas, organizar uma atividade que paga os próprios custos e ainda dá lucro, depois revertido à comunidade.

Deixe seu comentário