O Vale do Caí amanheceu sufocado por notícias policiais nesta segunda-feira. Assaltos a bancos em São Sebastião do Caí, Barão e Maratá ocorreram nas madrugadas de domingo e segunda-feira. E quando muitos trabalhadores ainda saíam para iniciar sua semana de trabalho, veio a notícia de que a Loja Taqi, localizada às margens da RSC 287, estava sendo alvo dos bandidos. A polícia fez buscas no morro São João e uma família chegou a ser retirada de casa nas imediações por motivo de segurança.
Nessas horas, a população se sente sufocada, encurralada pelos criminosos que, livres pelas ruas, mantêm os honestos presos em suas casas. O crime não só chegou como se instalou na região, trazendo medo a quem até pouco tempo atrás vivia em paz diante da tranquilidade interiorana. E se para quem lê as notícias isso já soa aterrorizador, para quem viveu um episódio desse tipo, sofreu o prejuízo financeiro ou, ainda pior, se viu diante de arma sem nada poder fazer além de torcer para sair vivo, a sensação é de que não há para onde fugir.
A confiança nas instituições parece menor a cada crime. Como poderia ser diferente? Mas nos resta apoiar as polícias Civil e Militar para que consigam cumprir sua função. E cobrar para que seus efetivos realmente consigam trazer de volta a paz à população. Não podemos aceitar em silêncio que os crimes prossigam, enquanto as pessoas de bem são cada vez mais acuadas. Mais efetivo, investimentos em câmeras de monitoramento, enfim, o que for necessário. Assim não pode permanecer.