Serviço de referência

Um marco na saúde pública da cidade e da região, o fato de o Hospital Montenegro ter se tornado referência no atendimento de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) é motivo de alegria e merece ampla reportagem no Ibiá de hoje. Nesse primeiro ano, foram acolhidas 157 pessoas vítimas. Todos os casos da região, mesmo que da rede privada, são encaminhados ao HM porque é na casa de saúde 100% SUS de Montenegro que está o melhor em atendimento nessa área.
Saber que há uma equipe especializada e disponível 24h é um alívio à comunidade, já que o AVC, além de altamente letal sem a resposta clínica adequada, pode deixar graves sequelas. Mas todos devem ter muito claro que o resultado positivo de todo esse investimento depende da rápida percepção de que trata-se de um AVC e da busca imediata pelo atendimento. O medicamento utilizado pode ser aplicado até aproximadamente 4h30min depois do acidente vascular cerebral ocorrer.
Melhor do que correr para remediar é evitar ou reduzir as chances de sofrer um AVC. E isso é possível apenas com bons hábitos de vida, coisas simples, mas que precisam ser respeitadas no dia a dia. Quem tem diabetes ou pressão alta, por exemplo, precisa mantê-las controladas. A prática de exercício físico e alimentação equilibrada são base da vida saudável. Além disso, sabe-se que fumantes têm mais chances de sofrer um AVC. Por essas e tantas outras razões, é bom valorizar a própria saúde e preservá-la, evitando necessitar de atendimentos médico. Se precisar, porém, é uma tranquilidade saber que ele estará disponível. E sem custo à população.

Últimas Notícias

Destaques